Notícias CEEE

Construção civil e ligações clandestinas lideram casos de acidentes com eletricidade no Brasil

Empresas de energia elétrica de todo o País se unem para conscientizar a população sobre riscos

Por admin / Publicado: 13/08/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A construção civil e a manutenção predial são os segmentos que mais têm acidentes envolvendo contato a rede elétrica. Segundo dados da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), o total de acidentes fatais nessas duas atividades representa 31,8% das ocorrências. Em segundo lugar neste ranking indesejável está a ligação elétrica irregular, responsável por 12,9% dos casos, dentre as 14 categorias atualmente monitoradas pela Associação.

Para prevenir a população sobre como usar de forma consciente e segura a energia elétrica, as concessionárias de todo o País estão trabalhando em conjunto, nesta semana, para divulgar cuidados que possam ajudar a reduzir o número de acidentes. A IX Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas em todo o Brasil, abordando seis  temas que foram selecionados com base nos tipos mais comuns de ocorrências registradas pelas concessionárias de energia brasileiras: construção ou manutenção predial; furto de energia; instalação de antena de TV; equipamentos agrícolas; pipas ou pandorgas; e poda de árvores. Nesses casos, a informação e a conscientização da população sobre os riscos do uso inadequado da energia elétrica e como evitá-los é fator decisivo na prevenção.

O Grupo CEEE tem um programa educacional dirigido a escolas e trabalhadores da construção civil, que tem o objetivo de conscientizar a população quanto à importância de se evitar situações de risco e, consequentemente, acidentes. O reflexo de ações educacionais e de campanhas como as organizadas pela Abradee nesta semana pode ser observado em dados coletados pelo setor elétrico nacional. Nos últimos 13 anos, os números mostram uma redução da taxa de gravidade dos acidentes com energia elétrica de 3,6% ao ano e de 3,4% ao ano na taxa de frequência.

Dos quatro tipos de ocorrências abordados na campanha, os dois mais críticos são construção e manutenção predial e ligações clandestinas. De 2001 para cá, em média, ocorreram 82 mortes por ano nas atividades de construção civil ou de manutenção predial e 40 mortes devido a ligações clandestinas (furto de energia). A região Norte, com apenas 8% dos habitantes do país, foi responsável, nos últimos seis anos, por 32% das mortes causadas durante uso ou instalação de ligação clandestina de energia, os chamados “gatos”.

Acidentes na Capital

O Hospital Cristo Redentor, localizado na zona Norte de Porto Alegre,  referência no atendimento a pessoas acidentadas e queimadas,  em 2012 recebeu 1.117 casos de pessoas com queimaduras em geral, sendo que,  desse total, 16 foram de queimaduras por choques ou  por causas relacionadas à eletricidade. No ano passado, o número de queimaduras reduziu para 817, mas 47 ocorreram em função de acidentes com energia elétrica – três vezes mais do que no ano anterior.

Entre as principais dicas da campanha destacam-se:

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. 

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pandorgas-Pipas: não tente tirar as pandorgas dos fios. Brincar sempre longe da rede elétrica. Empine sempre em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pandorga fique presa, não tente resgatá-la.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas. 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde