Notícias CEEE

Concessionárias de energia do RS avaliam de forma positiva investimentos no meio rural

Investimento da ordem de R$ 1 bilhão feito pelas empresas melhoram o atendimento energético no meio rural

Por admin / Publicado: 11/12/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

 As concessionárias de energia elétrica do Rio Grande do Sul estão avançando na melhoria da qualidade do meio rural no Estado através de investimentos superiores a R$ 1 bilhão, feitos nos anos de 2012 e 2013. Essa foi uma das conclusões da reunião do Comitê de Planejamento Energético do RS (Copergs), realizada nesta quinta-feira (12) sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), e que reuniu dirigentes e representantes das CEEE, AES Sul, RGE, Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural, Agergs, entre outras entidades civis.

O secretário adjunto da Seinfra, João Matos, fez a abertura do encontro que contou com a apresentação do panorama de cada uma das empresas de energia sobre a eletrificação rural. Conforme o detalhamento feito pelas empresas, houve a construção e ampliação de um conjunto de subestações e novas linhas de transmissão em todas as regiões do Estado, além de um intenso programa de reforma das redes que levam energia às famílias que moram e produzem no campo.

 “Essa nova conjuntura é um dos fatores que refletem o resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, que registrou um crescimento de 3,6% no terceiro trimestre de 2013, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE)”, afirmou o engenheiro Alexandre Stolte, diretor geral da Seinfra, que coordenou a reunião realizada no Centro Administrativo do Estado. O presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion, lembrou que o Programa Luz Para Todos está completando dez anos. “Agora, outros investimentos estão em andamento para garantir mais qualidade a esta população, que é consumidora de energia há menos de uma década”, afirmou, ressaltando que este é um compromisso assumido pelas concessionárias.

O diretor geral da Seinfra anunciou, ainda, que o Governo do Estado já formatou um novo programa que objetiva ampliar a qualidade da energia à área rural, a partir de uma pesquisa feita para definir o mercado e as prioridades produtivas das pessoas desse meio. O grupo gestor deste programa envolverá Governo do Estado, concessionárias de energia e entidades representativas do setor rural. A Seinfra está finalizando o plano de ação e otimizando a captação dos recursos, a fim de que no início de 2014 o programa possa ser implementado.