Notícias CEEE

Companhia renova Certificado de Qualidade na Área de Transmissão

A área de Transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) obteve a renovação da certificação ISO 9001:2000, referentes ao processo de Coordenação, Supervisão e Controle da Operação de Sistemas Elétricos de Potência, abrangendo os processos de Pré Operação, Operação em Tempo Real, Pós Operação e Normatização.

Por admin / Publicado: 31/10/2004 Última modificação: 18/10/2019 16h24

Compartilhar

A área de Transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) obteve a renovação da certificação ISO 9001:2000, referentes ao processo de Coordenação, Supervisão e Controle da Operação de Sistemas Elétricos de Potência, abrangendo os processos de Pré Operação, Operação em Tempo Real, Pós Operação e Normatização. A recomendação para recertificação ocorreu no dia nove de dezembro, na sede administrativa da CEEE, em Porto Alegre, onde está localizado o Centro de Operação do Sistema (COS), setor que, por contrato com o Operador Nacional do Sistema (ONS), coordena a operação do sistema de transmissão do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, o auditor da DNV - Det Norske Veritas Certificadora Ltda, Holmer Almeida Brazeiro Filho, ressaltou o empenho e a dedicação dos empregados envolvidos no desempenho dos processos, de forma a atender aos requisitos da qualidade, buscando a melhoria contínua e a satisfação dos clientes.

Desde 2001, a DNV realiza auditorias periódicas, recomendando a certificação em conformidade com os requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000. A renovação do certificado atesta a qualificação técnica da equipe e a excelência do trabalho desenvolvido. As atividades certificadas incluem o gerenciamento do Sistema da Qualidade, controle de documentos, controle dos níveis de tensão, estabilidade da freqüência, controle de carregamento dos equipamentos, programação e coordenação da geração e transmissão de energia elétrica, controle dos níveis de reservatórios, controle de cheias e recomposição do sistema elétrico e energético, quando em situações de emergência.

Para o presidente da empresa, Antonio Carlos Brites Jaques, "a recertificação representa um passo importante para a garantia da satisfação dos clientes e para continuidade de um padrão de administração, previsibilidade e transparência dos resultados."

Nos últimos anos, a CEEE fez investimentos importantes de ampliação da infra-estrutura energética do Rio Grande do Sul, com destaque para obras em subestações e linhas de transmissão. No total, a empresa possui 52 subestações e seis mil quilômetros de linhas de transmissão. Atualmente, a demanda de energia exigida pelo mercado gaúcho é de 3.900 megawatts (MW) e a estrutura de transmissão possui capacidade de atendimento de cerca de 4.800 megawatts. A máxima histórica atendida pela CEEE ocorreu às 18h59 do dia 14 de abril deste ano, com demanda total exigida de 4.216 MW.