Notícias CEEE

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo participa do Viva o Centro a Pé

Local será visitado pelos participantes da tradicional caminhada pelo centro da Capital

Por admin / Publicado: 08/08/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Neste sábado, 11, às 10h30, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) recebe a visita de aproximadamente 150 participantes do projeto Viva o Centro a Pé, que realizam uma caminhada pelo Centro Histórico de Porto Alegre. Na instituição, localizada na Rua dos Andradas, 1223, a equipe será recepcionada para uma visita aos diversos espaços expositivos.

A iniciativa faz parte da caminhada que o grupo irá percorrer no Centro de Histórico da Capital, tendo como ponto de partida o Caminho dos Antiquários, na Rua Marechal Floriano. Além de conhecerem o prédio histórico que abriga o CCCEV, os visitantes poderão apreciar as exposições que estão no local.

A programação, que integra as comemorações alusivas aos 10 anos de existência do Centro Cultural, apresenta a exposição Cultura que Gera Memória - expressões de uma década. A mostra, que fica aberta à visitação até o dia 15 de setembro, reúne diversos artistas plásticos e fotógrafos que realizaram exposições individuais, com obras de parede, desde a fundação do CCCEV no em 17 dezembro de 2002. Outro trabalho que pode ser conferido até o dia 12 de setembro é a Exposição Tempo de Almanaque, acervo de Yasmin Nadaf. Além de fazer uma viagem pelos almanaques que durante décadas divulgaram a existência de produtos como o Dinamagenol, o Elixir Nogueira, o Petrolovo e o Sabonete Orgel, o público vai poder conhecer as revistinhas de farmácia que compõem a coleção e foram publicadas entre o período de 1902 até 2009. Ao final da visita, os integrantes do Viva o Centro a Pé conhecerão o Mergs – Museu da Eletricidade do RS.

Prédio Histórico: o prédio, conhecido como "Força e Luz", foi construído entre os anos de 1926 e 1928 pelo engenheiro Adolfo Stern, e inaugurado em 30 de abril de 1929. Ao todo, são 2.775 m² de área construída em plena rua dos Andradas, região central de Porto Alegre. Entre 1916 e 1927 fora sede do famoso Clube dos Caçadores, ponto de encontro obrigatório de políticos e intelectuais, com entrada, porém pela Rua Andrade Neves. Por ser utilizado nesse período também como casa de jogos, foi cognominado “Palácio das Lágrimas”, devido ao choro dos apostadores que perdiam seu dinheiro no clube. Em estilo eclético, mas com influência francesa do início do século XX, o edifício foi tombado em 1994 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS. A reciclagem do edifício foi integralmente patrocinada pela CEEE, através da Lei de Incentivo à Cultura.

 

 

Serviço

O Quê: Projeto Viva o Centro a Pé

Quando: Dia 11 de agosto de 2012, sábado, às 10h30min.

Onde: Centro Cultural Erico Verissimo (Andradas, 1223), Centro Histórico de Porto Alegre

Informações: (51)3226.7974

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde