Notícias CEEE

CEEE visita fábrica de aerogeradores na China

Investimentos em energia eólica estão em crescimento no Brasil e no RS.

Por admin / Publicado: 19/08/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, visita à fábrica de aerogeradores X&J;, na cidade de Zhengzhou, província de Henan, na República Popular da China. A atividade integra a programação de um grupo de técnicos, empresários e agentes públicos do Rio Grade do Sul que estarão naquele país, de 21 a 30 de agosto.

A CEEE, hoje, já é parceira de importantes projetos eólicos implantados no RS, um dos estados que mais têm se destacado nessa forma de energia limpa na matriz energética. “A energia eólica está em crescimento no país e no RS em particuplar. Hoje, o Estado já é um dos mais importantes em novos investimentos nessa área. Prova disso são os últimos leilões de energia realizados pela Agência Nacional de Energia Elética (Aneel), onde a fonte eólica vem se mostrando cada vez mais crescente e competitiva”, observa Sérgio Dias.

Conforme levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em menos de uma década, a energia que vem dos ventos conquistou espaço no mercado brasileiro, atraindo investimentos bilionários e já com potencial superior ao hidrelétrico. Levantamento inédito da EPE com base nas informações recebidas pelas empresas, está redimensionando de 143 gigawatts (GW) para pelo menos 300 GW o potencial de geração de energia eólica no país.

Em função desse cenário positivo, é que as grandes multinacionais estão negociando com estados, municípios e empresários brasileiros, com o objetivo de fechar em novos negócios nessa área. O Brasil tornou-se o 12º mercado mais atraente do mundo para negócios em energia renovável e pode subir para a 10ª posição até o fim deste ano, conforme o ranking da Ernst & Young Terco que avalia 35 países.

Na China, Sérgio Souza Dias também participa, juntamente com o presidente da Procable, Fumitaka Nishimua, de uma audiência com os dirigentes do Banco de Desenvolvimento da China. Na ocasião, o presidente do Grupo CEEE fará uma apresentação técnica da infraestrutura energética do Rio Grande do Sul, visando futuros financiamentos destinados a reforçar o sistema energético do RS.