Notícias CEEE

CEEE vence Prêmio Esarh 30 Anos

NULL

Por admin / Publicado: 16/06/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A CEEE foi uma das três empresas vencedoras do Prêmio Esarh-30 anos, idealizado pelo 30º Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos, que ocorreu em Gramado, de 16 a 19 de maio de 2006. O evento premiou projetos nacionais e internacionais em duas modalidades: Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social, contemplando várias categorias. A Companhia concorreu na modalidade Responsabilidade Social, através do trabalho Programa de Responsabilidade Social e Ambiental em Redes da CEEE - Resar+CEEE, subdividido nos programas de Reflorestamento e Produção de Postes de Madeira, Kits de Madeira Reflorestada para Casas Indígenas Kaingang e Guarani, Oficinas Pedagógicas de Eco-Arte e Produção de Kits de Madeira Reflorestada para Lazer Comunitário nas Escolas Públicas.

A Empresa apresentou o Programa de Responsabilidade Social e Ambiental em Redes da CEEE – Resar+CEEE.

Este Programa está estruturado em quatro subprogramas:

  • Reflorestamento e Produção de Postes de Madeira
  • Kits de Madeira Reflorestada para casas indígenas Kaingang e Guarani
  • Oficinas Pedagógicas de Eco Arte
  • Produção de kits de Madeira Reflorestada para Lazer Comunitário nas Escolas Públicas

1) Reflorestamento e Produção de Postes de Madeira

A CEEE é a única empresa do Brasil que investe, cultiva e sustenta em larga escala o modelo de construção de redes de transmissão e distribuição de energia com postes de madeira reflorestada. Este modelo predomina nos Estados Unidos, Japão e Europa.

O ciclo começa pela produção própria de sementes e mudas até o beneficiamento do poste em usinas próprias. Após o monitoramento de toda a vida útil do poste, o ciclo se completa com o reaproveitamento ecológico da madeira reciclada.

2) Kits de Madeira Reflorestada para casas indígenas Kaingang e Guarani

A CEEE participa no Sub-Programa Habitação, na construção de unidades habitacionais e centros comunitários de acordo com os hábitos e costumes da população indígena. Para tanto a Companhia Disponibilizar a madeira necessária para a construção de 1.607 casas indígenas de acordo com o cronograma estabelecido pelo Comitê Executivo do Programa.

Outra tarefa da CEEE é o transporte das madeiras desde o horto florestal às aldeias indígenas.

A CEEE já entregou 226 kits para construção de casas.

3) Oficinas Pedagógicas de Eco Arte

O Projeto de Educação Ambiental "Oficina de Eco Arte CEEE" utiliza resíduos de material (serragem colorida, cascas de árvores, folhas, sementes, entre outros) recolhidos nas florestas e serrarias da Companhia, em oficinas realizadas, principalmente, com a participação de crianças.

O objetivo deste projeto é desenvolver a reflexão e a conscientização ambiental através da produção de trabalhos artísticos variados. Os eventos ocorrem em escolas públicas, nas localidades da área de concessão da CEEE, com ênfase durante a Semana do Meio Ambiente, no mês de maio. Em 2005, foram realizadas 16 oficinas, atingindo um público de aproximadamente cinco mil pessoas.

4) Produção de kits de Madeira Reflorestada para Lazer Comunitário nas Escolas Públicas

O Projeto Escola Aberta tem o objetivo de utilizar o espaço físico das escola também durante os finais de semana, oferecendo aos jovens e à comunidade atividades desportivas, artísticas e sócio-culturais. O projeto está em andamento desde 2003 com a adesão de mais de 150 escolas.

A CEEE é uma das parceiras, tendo doado R$ 30 mil ao projeto para reversão em equipamentos esportivos. Além disso, a empresa está utilizando material proveniente de postes de eucaliptos usados (inservíveis) para a confecção de brinquedos de madeira, como escorregadores, balanços, mesas, cadeiras e minis galpão crioulo, para serem incorporados as áreas de lazer. De acordo com o projeto a CEEE doa o material e a escola, junto com a comunidade, constrói e instala os equipamentos. A coordenação e fiscalização do projeto Escola Aberta é da Secretaria de Educação do RS.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde