Notícias CEEE

CEEE trabalha para restabelecer energia na região Centro Sul

Com condições climáticas boas, serviço deve ser finalizado neste domingo, 22.

Por admin / Publicado: 21/11/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

A previsão para o retorno da energia em São Lourenço do Sul, Turuçu e parte do município de Cristal é amanhã (domingo, 22) no final da tarde, desde que as condições climáticas sejam adequadas ao serviço dos técnicos, que precisam realizar a operação com a maior segurança.

O trabalho ocorre no Rio Camaquã, onde caiu uma estrutura de metal na última quinta-feira (19), quando um forte temporal atingiu o Estado, afetando seriamente as redes de energia em 30 municípios da área de concessão da CEEE. O rio Camaquã, onde 45 técnicos trabalham em três barcos, está, neste momento (19h de sábado), oito metros acima do nível.

No mesmo dia do acidente (19), em função das rajadas de vento, superiores a 120 km/h, foi impossível verificar a posição exata do problema na linha de 69 mil Volts, que abastece 16 mil consumidores da região de São Lourenço do Sul, a partir da Subestação Camaquã. Somente após uma inspeção aérea (na manhã de sexta-feira, 20) foi possível avaliar os danos e programar o conserto.

Enquanto isso, a CEEE providenciou o envio de 17 geradores para abastecer emergencialmente os serviços essenciais do município (água, saúde e segurança), sendo que 9 estão instalados desde ontem e outros 8 devem ser enviados esta noite. Os novos equipamentos suprirão parte da iluminação pública, bancos e outros serviços.

No plano de contingência do Grupo CEEE, a primeira opção foi, com o auxílio de barcos e tratores, erguer o cabo que estava parcialmente submerso e tracioná-lo entre duas estruturas, num vão de 1km. Em função das condições adversas do tempo e da forte correnteza no local, os técnicos decidiram interromper essa ação e instalar entre duas estruturas um novo cabo de substransmissão. Esse trabalho está sendo realizado agora e continuará enquanto  as condições de visibilidade no local e climáticas ajudarem. A previsão da Companhia, desde que não haja ventos e chuva fortes, é de que a conclusão e a volta da energia elétrica para São Lourenço do Sul, Turuçu e parte do município de Cristal ocorra no final de domingo (22).

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde