Notícias CEEE

CEEE sedia entrega de comendas

Homenagem faz parte do 2º Festival do Centro Histórico.

Por admin / Publicado: 24/11/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O CCCEV irá sediar, no dia 26 de novembro, às 20h, a entrega de comendas aos embaixadores do Centro Histórico, os quais têm a incumbência de divulgar o bairro mais antigo de Porto Alegre. A homenagem integra a programação do 2º Festival do Centro Histórico, celebração de caráter popular que ocorre até 29 de novembro e cuja proposta é a de envolver o bairro, neste período, com uma vasta programação cultural. Através da fruição dos espaços, o projeto, que engloba 17 dos 20 centros culturais da região, visa à instauração de um novo olhar sobre o lugar mais antigo da Capital do Rio Grande do Sul. Com o tema A Magia do Centro Histórico, o festival é organizado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC) e pela Rede de Amigos do Centro Histórico (AMICH). Entre os embaixadores que receberão a comenda estão Tânia Carvalho, Vitor Ramil, Carlos Urbim, Luiz Coronel, Miltinho Talaveira e a atriz Ingra Liberato, entre outros. Estão confirmadas as presenças do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sebastião Melo (PMDB) e dos vereadores Nereu D’Avila (PDT), Valter Nagelstein (PMDB).

Apresentação do coletivo de música contemporânea Música de POA

O evento terá início com a quinta apresentação, em 2009, do coletivo de música erudita contemporânea Música de POA, às 19h30min, no Auditório Barbosa Lessa, localizado no 4º andar do CCCEV. O projeto tem o propósito de divulgar a música de concerto escrita e interpretada por jovens compositores atuantes na Capital. O repertório irá homenagear o Centro Histórico de Porto Alegre, utilizando-se da temática das paisagens sonoras. O programa incluirá composições de Abel Roland, Alexandre Fritzen da Rocha, Gilberto Ribeiro Jr., Mateus Mapa e Marcelo Villena. O Música de POA é composto por alunos do Instituto de Artes da UFRGS e visa à divulgação da nova música produzida na cidade, mediante um ciclo de concertos anuais com diversidade temática: música de câmara, vocal, solos instrumentais, eletroacústica e interações com outras artes, como performance e imagem. O projeto também promove palestras sobre linhas de pesquisa em composição contemporânea. No recital do dia 26, o núcleo irá oferecer peças vinculadas à vivência dos espaços públicos no bairro homenageado.

 Embaixadores e autoridades irão visitar a exposição Viagem ao Centro da Luz

No decorrer do coquetel de confraternização, os visitantes e os embaixadores do Centro Cultural irão visitar a exposição Viagem ao Centro da Luz, inaugurada no último dia 24 no CCCEV e patrocinada pelo Grupo CEEE. Com o propósito de contar os 180 anos da história da iluminação pública e das fontes de energia no Centro Histórico de Porto Alegre, a exposição sensorial de percurso é realizado pelo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e pelo Museu de Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERGS) e fica no CCCEV até 31 de março de 2010, coincidindo com o aniversário de 238 anos de Porto Alegre. Além da iluminação e da eletricidade, a exposição abrange os costumes, a estética, a cultura, a literatura e a publicidade, somados a locuções de rádio e músicas característicos de cada período histórico. No decorrer do trajeto, cada época é ilustrada com cenário, sons e iluminação fidedignos à ordem cronológica enfocada, o que possibilita a sensação de pertencimento a cada era do desenvolvimento urbano de Porto Alegre – a começar pelo carro Ford, modelo A, de 1928, que está decorando o primeiro piso do CCCEV e foi cedido pela Mecânica Auto-Nacional, especializada em restaurações de carros antigos.