Notícias CEEE

CEEE realiza oficina de hortas suspensas

Nas ações programadas para a Semana de Meio Ambiente estão oficinas de hortas suspensas e distribuição de mudas

Por admin / Publicado: 06/06/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

 

As atividades diárias de alguns empregados do Grupo CEEE foi alterada, nesta  quinta-feira, 06, para participarem de oficinas sobre a construção de hortas suspensas, com vasos feitos em garrafas PET’s e que servem para cultivar  temperos, hortaliças, ervas medicinais e flores.  A ação faz parte das atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente e foram realizadas na sede da Empresa, em Porto Alegre. Em Bagé, durante toda a semama, estão acontecendo palestras, além da distribuição de mudas de árvores nativas e de material impresso aos empregados e clientes.

O Grupo CEEE tem uma longa história na área ambiental, pois mesmo antes da criação de toda a legislação vigente, a Companhia já preocupava-se com a implantação de programas que pudesssem diminuir os impactos causados pela construção de obras de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Programa de Educação Ambiental para crianças e adolescentes

Atualmente, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Empresa é responsável pelo planejamento, implantação e programação de todas as ações ambientais do Grupo CEEE.  A Empresa possui Programa de Educação Ambiental que inclui palestras a respeito do meio ambiente e energia elétrica, visitações às usinas e também oficinas de ecoarte para alunos das escolas de ensino fundamental no âmbito de suas áreas de concessão. Desde 2009, o Programa de Educação Ambiental já compartilhou conhecimentos com 15 mil crianças, 750 professores em 41 municípios do Estado onde a CEEE atua nas áreas de construção e operação de usinas, linhas transmissão e redes de distribuição.

Implantação do Plano de uso do Entorno dos Reservatórios

Outra atividade da empresa na área ambiental é o Plano de Uso e Ocupação do Solo no Entorno  dos Reservatórios, que ele regra e orienta a utilização das áreas que ficam ao longo das orlas de 11 dos mais importantes reservatórios da empresa. Somente no ano passado, foram plantadas 20 mil mudas de espécies nativas na orla dos reservatórios Maia Filho, localizado no município de Salto do Jacuí, e Passo Real, que fica entre Fortaleza dos Valos e XV de Novembro. Em 2013, serão plantadas mais 80 mil mudas de 50 espécies, distribuídas entre as chamadas pioneiras, que toleram o sol, e secundárias, que precisam de sombra para se desenvolverem.

Diretrizes e Licenças Ambientais

O Grupo CEEE possui Diretrizes Ambientais que são utilizadas nas contratações de serviços, obras e aquisição de materiais contratos e servem para estabelecer obrigações que possibilitem a redução e o controle de impactos ambientais. Somente no ano passado, foram submetidas a análise 483 pedidos e geradas 238 diretrizes  para contratações e aquisições pelo Grupo CEEE.  Este trabalho resultou, no primeiro semestre deste ano, em mais de 130 pedidos de análises, resultando em 78 diretrizes ambientais. Para que se possa construir e operar usinas, linhas de transmissão e distribuição é necessário a obtenção das Licenças Ambientais em todas as etapas do empreendimento.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde