Notícias CEEE

CEEE realiza curso gratuito para eletricistas

Ainda há vagas para o seminário da próxima segunda-feira (11), das 14 às 18 horas, destinado para eletricistas e fornecedores de material elétrico. O evento, organizado pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica - CEEE D, ocorre no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre).

Por admin / Publicado: 08/06/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Ainda há vagas para o seminário da próxima segunda-feira (11), das 14 às 18 horas, destinado para eletricistas e fornecedores de material elétrico. O evento, organizado pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica - CEEE D, ocorre no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre). O curso, com quatros horas de duração, e que já treinou 120 pessoas nos encontros realizados dias 4 e 6 de junho, têm o objetivo de apresentar os principais aspectos do Regulamento de Instalações Consumidoras de Baixa Tensão (RIC), elaborado pelas distribuidoras de energia do Estado e em vigor desde 2002. O RIC estabelece as condições gerais para o fornecimento de energia elétrica, padronizando as principais características para as entradas de energia das unidades consumidoras.

Com esta iniciativa, a Companhia visa reduzir o índice de reprovação do padrão de entrada das ligações elétricas. Conforme legislação do setor elétrico, cabe ao cliente adotar as providências necessárias para a construção das entradas de energia. No entanto, cerca de 30% das novas ligações ou religações solicitadas não são atendidas, num primeiro momento, devido ao descumprimento dos padrões estabelecidos no RIC. Entre os problemas, podem ser citadas as divergências na construção, na colocação de postes, nas caixas de medidores ou, ainda, questões relacionadas à segurança das próprias instalações.

Nos seminários, os técnicos buscam esclarecer, em detalhes, o conteúdo do RIC, com abordagens sobre as principais causas de reprovação, apresentam os avanços obtidos, a flexibilização possível, as novidades sobre a localização da medição e os materiais disponíveis. Além disso, a empresa pretende oportunizar a integração entre profissionais da companhia, eletricistas autônomos e de empresas especializadas, normalmente contratados pelos clientes, para construírem ou reformarem entradas de energia.

A inscrição para o curso é gratuitas e pode ser feitas diretamente no site www.ceee.com.br. Seminários semelhantes já foram realizados em cidades do interior como Osório, Pelotas, Arroio Grande, Jaguarão, Piratini, Cerrito e Canguçu.