Notícias CEEE

CEEE passa a utilizar sistema de monitoramento da rede elétrica desenvolvido pela Unijuí

Projeto foi realizado pelo Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), do Departamento de Engenharias

Por admin / Publicado: 08/09/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h29

Compartilhar

Na tarde desta sexta-feira, 09, a Unijuí realizou a entrega de um sistema de automação e monitoramento para a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). A entrega foi feita ao presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, pelo reitor da Unijuí, professor Marinho Kelm, na sede da Companhia, em Porto Alegre. O eventou contou com a presença dos diretores da empresa das áreas Administrativa, Gabriel Fogaça; de Planejamento e Projetos Especiais, Cesar Luis Baumgratz; de Distribuição, Julio Eloi Hofer, além de técnicos da Regional Metropolitana, professores do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade, Cristina Pozzobon e Mauricio de Campos,  Luis Fernando Sauthier, estudante de Engenharia Elétrica que integrou a equipe de desenvolvimento do projeto, e do representante da Secretaria Estadual  de Minas e Energia, Eduardo Zimmermann.

SOBRE O SISTEMA

O sistema desenvolvido pela Unijuí consiste na implantação de um lote pioneiro de 160  unidades que permite monitorar as condições de operação do sistema CEEE, melhorando a qualidade de energia entregue aos consumidores. Também detecta falhas, em alguns casos, mesmo antes de ocorrerem, o que reduz significativamente o tempo de parada do sistema, aumentado sua confiabilidade. Além de permitir que a equipe técnica da CEEE tenha subsídios para determinar futuros investimentos para otimizar significativamente os recursos. Baseado no conceito de Redes de Sensores Inteligentes, todos os módulos do sistema - hardware e software - foram desenvolvidos pela equipe do GAIC (Grupo de Automação Industrial e Controle).

A solução completa, integrando todas essas características, e funcionalidades, é inédita em termos de mercado mundial. “Nós conseguimos desenvolver uma tecnologia inédita, que gerou uma patente e está sendo ativamente usada dentro da nossa estrutura, no próprio estado do Rio Grande do Sul, isso é muito importante para nós enquanto instituição de ensino”, afirma o professor Mauricio de Campos, coordenador do projeto.

Esse sistema recebeu investimento de R$ 3,42 milhões e vai resultar em redução de custos na manutenção corretiva por parte da Companhia e representa a materialização dos resultados da pesquisa da Universidade, beneficiando a sociedade. “A Universidade mostra, a partir desse produto que está sendo entregue agora, a sua capacidade de fazer ciência e também ter uma relação com o meio empresarial e produzir soluções para a sociedade”, destacou o reitor durante o evento.

Segundo o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, a escolha pela Unijuí para desenvolver esse projeto, que trouxe resultados sociais e concretos, se deu pela excelência da Universidade na área da pesquisa e da extensão, parceria que agora se reflete em melhorias para a comunidade. “Prcisamos celebrar uma união produtiva e de conhecimento entre duas instituições que juntas são centenárias”, concluiu.

Este Programa de P&D; vai auxiliar a automação e o monitoramento do sistema que integra toda a malha subterrânea da CEEE Distribuição. Essa infraestrutura está localizada numa área de 2,8km² no Centro de Porto Alegre e é responsável pelo atendimento a  50 mil clientes, delimitada pelas ruas Duque de Caxias, Gal Salustiano, Avenida Mauá e Rua da Conceição. Nessa região, há 155 quilômetros de rede, incluindo 292 câmaras transformadoras e 1528 caixas subterrâneas.

 

APRENDIZADO NA PRÁTICA

Luis Fernando Sauthier, estudante de Engenharia Elétrica que integrou a equipe de desenvolvimento do projeto, destaca a importância de participar do projeto: “Nós fomos buscar tecnologias novas, adequamos tecnologias estrangeiras para redes brasileiras, isso é um grande avanço para o aprendizado além da sala de aula”.

O GAIC

O grupo de pesquisa em automação industrial e controle (GAIC) é um grupo de pesquisa consolidado que atua em projetos desde o ano de 2000 e tem o Grupo CEEE como parceiro desde 2003. O GAIC atua nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação e é composto por 5 laboratórios, que juntos possuem uma área de mais de 120 m2, exclusivamente para pesquisas.

Fotos (Fernando C. Vieira) https://www.flickr.com/photos/grupoceee

 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde