Notícias CEEE

CEEE participa do Rodeio Nacional de Eletricistas

Evento reúne 39 equipes de concessionárias brasileiras e tem foco no treinamento e segurança

Por admin / Publicado: 18/10/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

 

Eletricistas da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) participam do IV Rodeio Nacional de Eletricistas que ocorre nos dias 22 e 23 de outubro na praça da apoteose, no Rio de Janeiro, em paralelo ao XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, evento técnico que reúne todas concessionárias de distribuição de energia do país.

 

Dez competidores, quatro juízes e dois padrinhos integram as equipes “Energia e Distribuição” da CEEE. Os times são formados por profissionais das regionais da de Pelotas, Porto Alegre e Osório, que obtiveram a melhor pontuação na competição estadual, realizada no ano passado pela Companhia. Após a etapa interna, realizada a cada dois anos, as áreas de treinamento e de operação da empresa preparam um plano especial aos empregados selecinados para a disputa nacional. Na programação, incremento da preparação física, acompanhamento psicológico e nutricional, além de treinamento técnico em uma estrutura semelhante a arena que integra a disputa nacional.

 

O rodeio de eletricistas é um formato de treinamento, trazida para o Brasil pela Companhia Energética de Minas Gerais em 2002. Na competição, ao invés de peões, cavalos e touros, os técnicos disputam com a missão de escalar postes, utilizando todos os equipamentos de proteção individual e coletiva – materiais empregados nas tarefas desenvolvidas junto às redes de energia elétrica, com a maior segurança possível. Além de servir para avaliar perícia e habilidade na realização do trabalho, o evento auxilia as atividades na integração e motivação dos trabalhadores.

 

A competição segue um regulamento, onde são descritas todas as regras e tarefas, com os passos que devem ser seguidos pelos integrantes das equipes em cada uma das tarefas (duas de preparação do trabalho na rua, sete de procedimento em estruturas e uma de competição, feita com os olhos vendados). Todo processo do trabalho é acompanhado por juízes,  técnicos de segurança e operacionais das concessionárias.

 

Na última semana, as equipes da CEEE e da Celesc (Santa Catarina) fizeram um rodeio amistoso no centro de treinamentos da concessionária gaúcha, como forma de aprimorar as técnicas que serão avalidas no certame nacional.