Notícias CEEE

CEEE orienta população de Santa Maria do Herval

Informações e material educativo sobre meio ambiente foram distribuídos durante a Festa da Batata

Por admin / Publicado: 11/05/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Apesar da chuva e do frio, a comunidade de Santa Maria do Herval aproveitou o feriado municipal para prestigiar a 13ª Festa da Batata, que neste ano contou com uma parceria da área de Geração do Grupo CEEE. Durante o evento, um espaço da Companhia oferecia informações e material educativo sobre geração de energia elétrica e cuidados com o meio ambiente. O objetivo da parceria entre a Empresa e o município é sensibilizar a população para a preservação do Rio Cadeia, pois desde dezembro, a Usina Hidrelétrica Herval está sem operar devido a uma pane na turbina, resultante do acúmulo de resíduos no rio.

Para Nair Haubert Schneider, secretária municipal de Educação, esse objetivo foi atingido. “Tivemos muitas pessoas interessadas em conhecer mais sobre a Usina, olhar as fotos de sua construção e acredito que isso fez com que parte da população se sensibilizasse para a preservação do rio”, avalia.

As imagens antigas das obras da usina despertaram, em alguns visitantes, lembranças das histórias contadas por seus antepassados. Um desses casos é o do morador Gilberto Closs. Ele relata que a família de seu avô era proprietária de um armazém, onde muitos operários que participaram da construção da usina iam comprar produtos e fazer refeições. “Meu avô contava que ele ajudou a trazer os tubos, de Sapiranga até aqui, em carros puxados por mulas”, lembra. “As pessoas jogam lixo no rio, restos de podas de árvores e não pensam que logo ali em baixo está a usina que gera a nossa energia”, finaliza Closs.

A Usina Herval está passando por manutenção e ainda não tem previsão exata de retomar a operação, pois o serviço de substituição da grade que protege os equipamentos depende das condições do tempo. A Empresa calcula que o período sem atividade resulte em um prejuízo de R$ 80 mil. “Em quase 70 anos essa é a primeira vez que a usina interrompe sua operação por acúmulo de resíduos no reservatório. As situações em que parou de funcionar foram decorrentes de manutenções programadas”, conta Marcelo Matte, chefe do Sistema Salto da CEEE Geração e Transmissão.

 

Fique atento para as próximas ações:

No dia 26 de maio, a cidade está preparando, para o Dia do Desafio, um mutirão de limpeza que envolverá toda a comunidade. “Já temos o apoio da secretaria de Obras, das escolas e de vários grupos que estão conscientes da importância da qualidade da nossa água”, explica Nair Haubert Schneider. No dia 17 de junho a área de Meio Ambiente da Geração da CEEE participará do 1º Simpósio de Desenvolvimento Sustentável de Santa Maria do Herval, apresentando as informações sobre monitoramento e qualidade da água, projeto de piscicultura e propostas de parceria com o município para o turismo sustentável.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde