Notícias CEEE

CEEE orienta alunos de escolas localizadas próximas a linhas de trasmissão

Nas próximas semanas outras duas escolas da comunidade receberão a visita dos técnicos da Companhia

Por admin / Publicado: 09/10/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Técnicos do Grupo CEEE realizaram, nesta terça-feira, 07, uma palestra sobre segurança e conservação de energia elétrica para 400 alunos da Escola Municipal Mário Fonseca, no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo. A ação faz parte de um programa da Empresa direcionado a Escolas, especialmente, aquelas que posuem em suas proximidades torres e linhas de alta tensão, para conscientizar as pessoas sobre os riscos do mau uso da energia.

O projeto “Deixe essa energia passar – A CEEE só leva coisas boas para você” tem o objetivo de mostrar ao público escolar os perigos e danos que podem ocorrer com comportamento inadequado, como brincar em áreas por onde passam cabos e torres de transmissão, soltar pipas (pandorgas) perto da rede, jogar de futebol próximo aos fios.

Além disto, os estudantes levam para casa orientações sobre cuidados com energia elétrica em situações de rotina. São abordadas atividades de risco na construção civil, ou os perigos da instalação de antenas ou caixas de água próximos às redes elétricas por pessoas sem a capacitação necessária e queimadas feitas próximas às linhas de transmissão.

Além das escolas, a Companhia faz palestras, também, para trabalhadores da construção civil e manutenção predial, que são os segmentos com maior índice de acidentes envolvendo contato com a rede elétrica, segundo dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica (Abradee).

Ainda este mês, serão realizadas palestras nos bairros Arroio da Manteiga e Campestre. As ações acontecerão nas escolas Estadual Flores da Silva e Municipal Tandredo Neves.

Dicas do Programa de Conscientização

Pandorgas-Pipas: não tente tirar as pandorgas dos fios. Brincar sempre longe da rede elétrica. Empine sempre em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pandorga fique presa, não tente resgatá-la.

 

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. 

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas. 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde