Notícias CEEE

CEEE mostra história de sete décadas da Empresa em exposição no Salto do Jacuí

Atividade integra as comemorações dos 32 anos do muniícipio

Por admin / Publicado: 08/05/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A CEEE abriu nesta quarta-feira (07),  no Salto do Jacuí, a exposição “Uma História de Muita Energia: CEEE 70 anos”, com a trajetória da empresa e da energia elétrica nos últimos 70 anos no Rio Grande do Sul. A mostra, que poderá ser visitada diariamente entre 9 e 17h até a próxima segunda-feira (12), está montada em frente à Prefeitura Municipal e integra a programação de 32 anos de emancipação do município, considerado a capital da energia elétrica no Estado. 

A exposição é formada por 26 paineis impressos em tecido ecológico, colocados  em 13 estruturas modulares. Segundo os coordenadores desse trabalho, a intenção é apresentar os principais fatos ocorridos na empresa nas últimas sete décadas. A linha do tempo da exposição inicia na fundação da Companhia, então Comissão Estadual de Energia Elétrica, ocorrida em 1º de fevereiro de 1943 pelo engenheiro Noé de Mello Freitas, chegando a diversos registros ocorridos nos últimos anos.

Além do público em geral, a secretária Educação e Cultura, Rosângela Landvoigter Stertz, informou que estão sendo agendadas visitas dos alunos da rede escolar ao espaço. Além disso, “iremos disponibilizar os paineis junto às atividades noturnas programadas pela prefeitura para esta semana de aniversário, a fim de que o maior número de pessoas possa conhecer uma parte da empresa que deu origem ao município”, acrescentou.

A CEEE gerencia no município, através do Sistema Salto, duas usinas hidrelétricas, a Leonel de Moura Brizola, com 180 MW, antigamente denominada Jacuí e que está em operação desde 1962, e a Passo Real, com 158 MW (megawatts). Além disso, na região e também ligada ao Sistema Jacuí, há a Usina de Itaúba, maior da região em capacidade de geração, com 500 Megawatts de potência.

 

Fotos do Grupo CEEE em https://www.flickr.com/photos/grupoceee