Notícias CEEE

CEEE moderniza gestão das redes elétricas

Contrato assinado com a Soluziona prevê implantação, em doze meses, de novo sistema informatizado de gestão das redes elétricas de toda a área de concessão da distribuidora gaúcha.

Por admin / Publicado: 16/11/2005 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a Soluziona Ltda assinaram, no dia 16 de novembro último, o contrato de fornecimento do novo sistema técnico geo-referenciado para a área de Distribuição. Superando outros concorrentes, a proposta da Soluziona no processo de licitação foi de R$ 5,8 milhões, bastante inferior ao valor previsto, que era de cerca de 10 milhões.

Segundo o diretor de Distribuição, Luiz Antonio Leão, a implantação do novo software baseado em tecnologia geo-referenciada modernizará a gestão operacional das redes elétricas da CEEE, o atendimento dos clientes e distribuição de tarefas para equipes técnicas móveis da Empresa. Presente à assinatura do contrato, o diretor-presidente, Antonio Carlos Brites Jaques, destacou a conclusão do longo processo de compra, que envolveu várias etapas licitatórias nos últimos três anos mas, que "irá equiparar o patamar tecnológico da CEEE aos melhores do mundo". O diretor da Soluziona, Isaac Barragan Soares, declarou ser "uma grande honra iniciar o trabalho na CEEE e poder anunciar a disposição da equipe técnica responsável pela implantação de um software de gestão operacional que já demonstra sua capacidade em 50 países e em várias distribuidoras brasileiras, com a Manaus Energia e na maioria das cooperativas de eletrificação rural gaúchas".

O contrato com a Soluziona, cujo software já é utilizado nas distribuidoras Elektro, de São Paulo (empresa vencedora, das edições 2004 e 2005, do Prêmio Abradee - entidade que congrega as 64 distribuidoras brasileiras), e Light, do Rio de Janeiro, prevê a implantação na Companhia no prazo de um ano. Nos próximos 15 dias, serão formadas as equipes técnicas da CEEE e da fornecedora que serão responsáveis por toda a implantação. Entre várias outras providências, está a necessidade de digitalização dos pontos de todas as redes elétricas que, atualmente, já alcançam cerca de 50% mas, restringem-se, basicamente, à área da região Metropolitana de Porto Alegre.

A CEEE é responsável pela geração hidrelétrica em 16 usinas, pelo transporte da energia a todas as regiões do Estado e pelo atendimento direto a 1,32 milhão de consumidores.