Notícias CEEE

CEEE libera energização da SE Zaffari 1

Subestação é compartilhada com o shopping e servirá para aumentar a confiabilidade do sistema para os 89 mil clientes da região

Por admin / Publicado: 14/03/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A CEEE liberou nesta terça-feira, 13, a energização total da subestação Zaffari 1 (SE ZAF 1), que vai abastecer o empreendimento Shopping Bourbon Wallig, em construção na esquina da avenida Assis Brasil com a João Wallig. Neste primeiro momento, a SE recebe energia provisoriamente por uma linha de transmissão (LT) já existente, que será substituída por uma nova – em fase de construção –, que interligará a SE Porto Alegre 8 (SE PAL 8) à ZAF 1. Essa LT aumentará a confiabilidade do sistema elétrico de toda a região abrangida pela PAL 8 e servirár como uma alternativa a mais na recomposição do fornecimento com uma outra obra que será realizada para ligar a ZAF 1 à PAL 1. A conclusão dessas obras beneficiará direta ou indiretamente todos os 89 mil clientes atendidos pelas SEs PAL 1 e PAL 8, além de garantir a infraestrutura de energia necessária para atender o futuro shopping.

 

A subestação compacta

Essa subestação contempla uma nova tecnologia: GIS (abreviatura em inglês de Gas Insulated Switchgear, que significa que ela é isolada a gás SF6). Ela propicia baixa manutenção, facilidade e segurança de operação, compactação de espaço (é toda instalada dentro de um prédio, o que elimina praticamente todo ruído acústico e impacto visual), sendo a primeira deste tipo na área de concessão da CEEE-D.

A SE foi especificada e inspecionada pela CEEE-D, e contempla a proteção e controle dos dois módulos de transformadores 69/13,8 kV de 12,5MVA – responsável por atender o novo shopping – e fará a proteção e controle das novas linhas de transmissão de 69kV entre SE Porto Alegre 8 – Zaffari 1 (em construção) e a futura Porto Alegre 1 – Zaffari 1.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde