Notícias CEEE

CEEE levará conscientização ambiental a municípios da Serra gaúcha

Companhia participará da 7ª Semana do Meio Ambiente de Gramado, que ocorre de 1º a 5 de junho

Por admin / Publicado: 29/05/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A partir desta semana, a Área de Geração do Grupo CEEE estará envolvida em uma programação no Interior do Estado em reverência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado a 5 de junho. Na região da Serra, a Empresa participa, de 1º a 5 de junho, da 7ª Semana do Meio Ambiente de Gramado. No estande, serão apresentados os programas de Repovoamento de Alevinos (filhotes de peixes) em seus reservatórios e de hortos florestais de proteção, os quais visam à preservação dos ecossistemas. A cargo da Seção de Meio Ambiente do Sistema Salto, sediada em Canela, as outras ações incluem uma palestra em São Francisco de Paula e a divulgação do Programa de Educação Ambiental da Área de Geração (Peag) a estudantes do ensino fundamental.

 

Entre os dias 6 e 10, alunos de escolas municipais de Canela irão participar do Peag, que reúne oficinas de Eco Arte, palestras e a apresentação de um vídeo sobre o modo como a energia chega às residências. Na sexta-feira, 10, às 8h30, os estudantes farão uma visita orientada à Usina Hidrelétrica (UHE) Toca, onde serão mostrados os mecanismos de geração de energia elétrica, os cuidados que a CEEE adota com relação aos vazamentos de óleo e as boas práticas desenvolvidas pela Empresa na área ambiental, a exemplo do horto florestal na Toca e do monitoramento da fauna e da flora na região. “Professores e alunos irão ajudar no plantio de mudas nativas, como angico, aroeira, açoita-cavalo e pitangueira, produzidas pela CEEE”, antecipa o chefe da Seção de Meio Ambiente do Sistema Salto, César Augusto Albrecht, que irá conduzir o grupo no decorrer do trajeto. O Peag será apresentado nas escolas municipais Santa Terezinha, João Alfredo C. Pinto, Ernesto Dornelles, Dante Bertoluci, Bertholdo Oppitz, Barão do Rio Branco, Severino Travi, Machado de Assis e Rodolfo Schlieper.

 

Em São Francisco de Paula, Albrecht ministrará palestra no dia 9, às 21h, no Auditório Padre Rui Boza, a estudantes do ensino médio e superior. “No entanto, a palestra está aberta a toda a comunidade, a todos os interessados em informações sobre a ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e a metodologia de fiscalização adotada pela CEEE com relação aos reservatórios, que tem o objetivo de impedir a caça e a pesca predatória”, acrescenta Albrecht.

 

Hortos florestais e fauna íctica

 

Em sua participação na Semana do Meio Ambiente de Gramado, que este ano tem como tema o “Manejo Florestal Ontem e Hoje”, o Grupo CEEE irá divulgar o Programa de Repovoamento de Alevinos, que consiste na soltura de filhotes de peixes nos reservatórios, com o objetivo de garantir a preservação da fauna íctica. Desde o início do programa, em 2006, já foram soltos mais de um milhão de peixes de diferentes espécies, como grumatãs e piavas, entre outras. Em 2010, 396 mil filhotes foram lançados em nove reservatórios da CEEE Geração e Transmissão (CEEE-GT). A Estação de Piscicultura, localizada junto à Barragem de Ernestina, ao Norte do Estado, conta com tanques destinados à armazenagem de matrizes – peixes grandes que desovam os alevinos – e ao abrigo dos filhotes, que ali permanecem até que atinjam um porte adequado para serem soltos nos reservatórios da CEEE.

 

As atividades desenvolvidas na Estação de Piscicultura são devidamente licenciadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A Estação também realiza o monitoramento da fauna íctica, realizada em 16 reservatórios da CEEE Geração e Transmissão, ação que fornece subsídios ao repovoamento. Na apresentação, também serão divulgados os hortos florestais de proteção da Companhia, que consistem em 15 áreas de preservação de mata nativa, de propriedade da CEEE-GT, em geral localizados junto às unidades geradoras. Os diagnósticos nos hortos de proteção possibilitam a elaboração de planos de manejo, nos quais são detalhados medidas para assegurar a conservação da biodiversidade e minimizar pressões externas de deterioração, como desmatamento ilegal, pecuária e extração mineral.

 

O que: 7ª Semana do Meio Ambiente de Gramado, com o tema “Manejo Florestal Ontem e Hoje”.

Quando: de 1º a 5 de junho, das 10h às 18h.

Onde: Rua Coberta, em Gramado.

Realização: Prefeitura de Gramado.

 

O que: Palestra na Semana do Meio Ambiente de São Francisco de Paula.

Quando: 9 de junho, às 20h40.

Onde: Auditório Padre Rui Boza (Rua Doutor Frederico Tedesco, 496, Centro – São Francisco de Paula).

 

O que: visita orientada de estudantes da rede municipal de ensino à UHE Toca.

Quando: 10 de junho, às 8h30.

Onde: Estrada que liga Canela a Lajeado Grande, no município de São Francisco de Paula.