Notícias CEEE

CEEE lança Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica

Abertura das atividades ocorre nesta segunda-feira, 03 de novembro, no centro de Porto Alegre, às 08 horas.

Por admin / Publicado: 30/10/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) inicia, nesta segunda-feira (dia 3), às 8 horas, no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre, a III Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica. No local, eletricistas e técnicos em segurança da Companhia estarão orientando à população sobre segurança e distribuindo material informativo com dicas sobre os cuidados para evitar acidentes com energia elétrica. O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais e o diretor de Distribuição, Rogério Sele da Silva, acompanham a atividade e estarão à disposição da imprensa, no local, às 8h45.

Até 11 de novembro, a CEEE irá promover ações em outros locais públicos e orientar alunos de escolas públicas e particulares através de palestras em escolas nas cidades da sua área de concessão no Estado. O objetivo é conscientizar alunos e em extensão os seus familiares para o uso seguro da energia elétrica. A expectativa é atingir cerca de 40 mil pessoas.

A Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, que estará mobilizando as 72 cidades atendidas pela CEEE até domingo, 09 de novembro, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em parceria com 31 distribuidoras de energia. O evento de abertura da Semana nesta segunda-feira ocorre simultaneamente em nove capitais e 51 cidades. No Brasil, a Semana deve atingir uma população de cerca de 150 milhões de habitantes. Acredita-se que, por meio de uma grande campanha nacional, é possível mostrar que cuidados simples, tomados no dia-a-dia, são fundamentais para evitar acidentes.

 

Número de acidentes

 

A média anual no Brasil é de 992 pessoas acidentadas com eletricidade, sendo 329 fatais, 266 com lesões graves e 397 com lesões leves. Os números reúnem os acidentes acontecidos na área de atuação das 63 distribuidoras de energia do país. Os quatro temas selecionados para a III Semana Nacional da Segurança com energia elétrica que neste ano tem o slogan “A gente avisa, mas você precisa fazer a sua parte” são: Soltar Pipa ou Papagaio; Instalar ou Reparar Antena de TV; Construção ou Manutenção Predial e Ligação Elétrica Clandestina (furto de energia).

Considerando especificamente essas atividades, o número médio de pessoas acidentadas anualmente no Brasil chega a 412, sendo 132 fatais, 125 com lesões graves e 155 com lesões leves. Conforme as estatísticas do setor elétrico, o pior resultado é em relação aos acidentes causados pelo furto de energia, onde o número de mortes subiu no país de 39, em 2006, para 52 em 2007, ou seja, o equivalente a uma morte por semana. Em Porto Alegre, segundo informações do Setor de Queimados do Hospital Cristo Redentor, onde são internadas, por mês, em média, 20 pessoas, 5,5% ingressaram por queimaduras provocadas por choque elétrico. Já o Hospital de Pronto Socorro atendeu, desde janeiro de 2007 até outubro de 2008, 295 pessoas com queimaduras causadas por corrente elétrica.

Mais informações sobre a III Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, estão disponíveis no site www.ceee.com.br com link para a https://www.abradee.org.br/Semana_2008