Notícias CEEE

CEEE lança edital para aumentar capacidade da Usina de Bugres

Usina vai ampliar a capacidade de geração.

Por admin / Publicado: 26/06/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) está com licitação aberta, na modalidade concorrência, para a execução dos serviços de ampliação e adequação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bugres, com fornecimento de materiais e equipamentos. A usina, localizada em Canela, está em funcionamento desde 1952 e utiliza o potencial hidráulico do rio Santa Cruz através de transposição de bacia para o rio Santa Maria. A obra deve ser executada em 18 meses e prevê o acréscimo de uma nova unidade geradora de 13 MW, a substituição do condutor adutor e a ampliação da casa de força que possibilita o aumento da capacidade da usina de 11,12 MW para 19,2 MW.

A PCH Bugres é uma das componentes do Sistema Salto, localizado na serra gaúcha, além dela, soma-se ao Sistema a usina de  Canastra, em funcionamento na região, desde 1956. As duas fazem parte dos primeiros aproveitamentos hidrelétricos construídos pela CEEE na região e integram o Sistema Interligado Nacional, podendo, também, funcionar de forma isolada, sendo capazes de abastecer os municípios de Gramado e Canela em caso de necessidade localizada.

Para o diretor de Geração do Grupo CEEE, Ronaldo Vieira, a ampliação da Usina de Bugres, além de fazer parte da renovação do contrato de concessão da Empresa, vai agregar mais confiabilidade ao sistema elétrico. O investimento previsto nesse projeto é de mais de R$ 30 milhões. Ronaldo acrescenta que, nos últimos dois anos, o valor aplicado pela Companhia no segmento de geração foi de R$ 77,15 milhões relativos à expansão e manutenção da confiabilidade das usinas.

A abertura das propostas está marcada para o dia 23 de julho, às 9h, e  a retirada do Edital pode ser feita na sede da Companhia, em Porto Alegre.   Mais informações podem ser obtidas no site www.ceee.com.br e o  CD contendo os dados técnicos da licitação deve ser retirado na Empresa.

 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde