Notícias CEEE

CEEE intensifica trabalhos no Litoral para veraneio

A empresa prepara-se durante todo o ano para receber os veranistas de todas as regiões do Estado

Por admin / Publicado: 16/12/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica está trabalhando para a melhoria do fornecimento e o aumento da capacidade de energia elétrica veraneio 2013/2014. Desde o início do ano, já foram investidos mais de R$ 3,7 milhões em obras nas praias do Litoral e das outras cidades que compõem os 23 municípios que fazem parte da Gerência Regional Litoral Norte, cuja sede é em Osório.

Em fase final, previstos para entrar em operação em dezembro, os trabalhos de construção do novo alimentador da Subestação de Atlântida Sul que vai beneficiar 36 mil clientes. A obra possui uma extensão de 11 quilômetros e visa melhorar a qualidade no fornecimento no sistema elétrico que abastece as praias de Atlântida Sul, Mariápolis, Rainha do Mar, Noiva do Mar, Arpoador, Remanso e Xangri-lá. Nesta ampliação, a Companhia investiu R$ 1,7 milhão.   

Outra subestação que terá sua capacidade ampliada é a de Tramandaí que vai proporcionar melhoria na qualidade do fornecimento de energia elétrica e com a inclusão de novos equipamentos a subestação vai beneficiar diretamente três mil clientes, na praia de Nova Tramandaí.

A subestação de Atântida, localizada na avenida Paraguassú, 5710, recebeu novos equipamentos, instalados em junho passado, que trouxeram aumento na capacidade e qualidade das redes e que beneficiaram sete mil clientes da Vila Santa Luzia e imediações.

A Regional da CEEE se prepara, durante todo o ano, para receber a população que se concentra no Litoral Norte na época do veraneio. De janeiro a julho de 2013, foram substituídos mais de três mil postes,e sendo destes 2.760 em estruturas de concreto, além da troca de cruzetas e ferragens. Outros serviços realizados foram as podas e roçadas sob as redes de distribuição, trabalho que evita as interrupções no fornecimento de energia causados pelo conato de vegetais na rede.

 

Ações preventivas e corretivas no sistema de distribuição 

 Até o final do veraneio, a Gerência Regional Litoral Norte continua os trabalhos de melhoria em suas redes de distribuição. No mês de novembo iniciam as lavagens de rede e equipamentos da orla marítima para retirar excesso de sal que pode ocasionar defeitos e gerar interrupção no fornecimento de energia. Para esta tarefa, a Regional transformou dois veículos especiais que vão auxiliar nas ações.

Visando prevenir problemas causados com o rompimento de cabos e redes, a CEEE vai realizar, até o final do ano, uma inspeção nos alimentadores da orla marítima, com um equipamento dotado de termovisor que possibilita detectar possíveis “pontos quentes” – passíveis de rompimento, especialmente em situações de chuvas e ventos e eliminar futuros defeitos elétricos através da manutenção preventiva.

Outro serviço que está sendo feito é a realização de trabalhos com linhas as energizadas e equipes  especializadas, o que evita interromper o fornecimento de energia para atender a manutenção na rede. A regional de Osório locou um novo veículo para reforçar esta atividade no veraneio 2013/2014. Além disto, foram implemenado um reforço de mais 10 equipes sazonais para atendimento de serviços técnicos e comerciais para atendimento nas praias.