Notícias CEEE

CEEE inicia a inspeção em linhas de transmissão

Nesta terça-feira, 29, profissionais da empresa vão sobrevoar 5,8 mil quilômetos de LTs em todo o Estado

Por admin / Publicado: 27/10/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Técnicos da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) iniciam amanhã, 29, a inspeção aérea que faz parte do programa de manutenção preventiva, em 5,8 mil quilômetros de linhas de transmissão, numa atividade que inclui a inspeção de 80% da malha de transmissão da Companhia. O objetivo do trabalho é, anualmente, preparar o sistema elétrico para o  verão.

A inspeção é fundamental para deixar o sistema pronto para enfrentar as elevadas temperaturas, que resultam em aumento de carga no Sistema. Para tanto, a CEEE-GT contratou um helicóptero que vai percorrer o traçado das linhas em 180 horas de voo  e que será  realizado entre os meses de novembro de 2013  a  fevereiro de 2014.

A execução do serviço caracteriza-se por uma ação que visa evitar a ocorrência de falhas transitórias e permanentes, que estão relacionadas com o crescimento da vegetação sob as LTs, favorecida pela elevada incidência de chuvas neste período associada ao abaixamento significativo dos condutores causado pelo aumento da demanda e da temperatura ambiente.

O trabalho vai investigar a existência de defeitos visíveis  e atacar pontos críticos que podem ocorrer no percurso da linha e permite uma ação imediata no concerto do problema. Para o diretor de Transmissão, Gilberto Silva da Silveira “esta é a maneira mais rápida de detectar anomalias de forma ágil, acelerando as ações pontuais para a solução dos problemas relacionados principalmente com a vegetação, vandalismo e intrusamentos, que representam riscos potenciais à confiabilidade operacional do Sistema de Transmissão da CEEE-GT”.

A inspeção foi dividida em áreas onde estão concentradas as principais subestações do Estado que são: Gravataí, Canoas, Pelotas, Alegrete, Cruz Alta, Passo Fundo e Venâncio Aires.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde