Notícias CEEE

CEEE inaugura subestação em Nova Santa Rita

Complexo energético aumenta disponibilidade e confiabilidade ao sistema elétrico

Por admin / Publicado: 26/06/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) inaugura nesta quarta-feira, 28, às 9 horas, a subestação Nova Santa Rita, localizada no km 426 da BR 386 (Tabaí – Canoas), no município de Nova Santa Rita. O evento contará com a presença do governador do Estado, Germano Rigotto, do secretário de Energia, Minas e Comunicações, José Carlos Brack, do presidente da CEEE, Edison Zart e do diretor de Transmissão da CEEE, José Maria Carvalho da Silva, entre outras autoridades.

Este empreendimento marca a construção do quarto ponto de interligação em 500 kV (quilovolts) de suprimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul. Os outros três são em Gravataí, Santo Ângelo e Caxias do Sul. A subestação foi construída em parceria entre a CEEE e a Eletrosul, ficando a concessionária gaúcha responsável pela implantação do setor de 230 kV e a Eletrosul pelo setor de 500 kV.

Com a conclusão dessa obra, que teve investimento de R$ 33 milhões por parte da CEEE, a capacidade de atendimento de carga no Estado passa a ser de 5.100 MW (megawatts), para uma demanda máxima, que ocorreu no verão passado, de 4.461 MW. Com o acréscimo de mais esse ponto de conexão do sistema gaúcho com o sistema nacional, cresce significativamente a confiabilidade do atendimento da carga, o que minimiza possíveis impactos para o consumidor na eventualidade de alguma contingência.

Segundo o presidente da Companhia, Edison Zart, "o Estado terá maior disponibilidade e confiabilidade de energia elétrica. Isso significa propiciar um maior e melhor desenvolvimento econômico para a nossa região, pois com um potencial energético mais capacitado, novos parques industriais podem ser instalados ou mesmo os já existentes serem ampliados".

O diretor de Transmissão da CEEE, José Maria Carvalho da Silva, afirma que a subestação de Nova Santa Rita será o principal ponto de suprimento energético do Rio Grande do Sul, e que "estão previstas conexões desse complexo com a Usina Hidrelétrica de Campos Novos (SC) e com as usinas térmicas à carvão Candiota 3, Jacuí, Central Termelétrica Sul e Seival". Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, para o biênio 2007/2008, a construção de 14 novas obras, entre linhas de transmissão e subestações, com investimentos que totalizam R$ 100 milhões.