Notícias CEEE

CEEE inaugura subestação de Panambi

As melhorias aumentam a disponibilidade e confiabilidade de energia elétrica

Por admin / Publicado: 07/10/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Grupo CEEE, através da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) inaugura nesta quinta-feira, 9, às 13 horas, a subestação (SE) de Panambi, localizada na rua Santa Clara, s/nº - Vila Italiana, naquele município. A cerimônia oficial contará com a presença da Governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius, do Secretario de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, do Presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, diretores da CEEE e autoridades regionais.

A subestação recebeu obras de ampliação, que garantem uma maior confiabilidade e disponibilidade de energia elétrica. Os investimentos no empreendimento foram de R$ 4,3 milhões e fazem parte do Plano de Investimentos do Grupo CEEE, que totaliza R$ 320 milhões, definido para o biênio 2007/2008. As obras da SE de Panambi contemplam a construção de novos setores de 69 kV (quilovolts) e de 13,8kV, além da instalação de um transformador de 25 MVA (megavolts ampères), em substituição aos equipamentos antigos, com 12,5 MVA, que apresentavam capacidade esgotada, prejudicando consideravelmente o desenvolvimento e a economia da região.

A nova subestação, implantada com tecnologia moderna, conta ainda com a possibilidade de regulação de tensão, qualidade que antes não existia. Além disso, os disjuntores de 69 kV, acoplados a relés digitais, proporcionam um aumento significativo na proteção contra surtos e defeitos na subestação, linha de transmissão e alimentadores. Como a proteção dos alimentadores é digital, existe a possibilidade de maiores informações e recursos na análise de ocorrências. A sala de con-trole é moderna, dotada de unidade de supervisão remota também digitalizada, que permite a supervisão em tempo real, através do Centro de Operação do Sistema – COS, da CEEE-GT, em Porto Alegre.

A ampliação da subestação, que é uma antiga reivindicação da comunidade, permite um alívio de carga no sistema elétrico da região, levando melhorias significativas na capacidade e na qualidade do fornecimento de energia. Com isso, ampliam-se as possibilidades de crescimento econômico na região.

Além dos consumidores residenciais, as obras beneficiam diretamente as Cooperativas Hidropan e Coprel, distribuidoras de energia elétrica locais, que são abastecidas pela Rio Grande Energia (RGE). Panambi é um município com 34 mil habitantes, localizado na região Noroeste do Estado, a 300 km de Porto Alegre.