Notícias CEEE

CEEE inaugura laboratório na Universidade de Caxias CEEE inaugura laboratório na Universidade de Caxias

O laboratório foi equipado com recursos do programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo CEEE

Por admin / Publicado: 17/12/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar
O Grupo CEEE assinou, no dia 10, um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento tecnologias para a geração de energia elétrica a partir da purificação do biogás. No evento, realizado na Universidade, com a presença do Reitor, Dr. Evaldo Antonio Kuiava e do diretor de Planejamento e Projetos Especiais do Grupo CEEE, César Baumgratz, também foi inaugurado o Laboratório de Energia e Bioprocessos – LEBIO, onde os materiais são desenvolvidos antes de serem testados na planta piloto.  

O laboratório foi totalmente equipado com recursos do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia  Produção Sustentável de Biometano para a Cogeração de Energia Elétrica e Calor, aprovado pela Aneel em 2012.  Durante o projeto, foram desenvolvidas tecnologias para a purificação do biogás, sendo a primeira, separação por membranas, e a segunda, absorção em carvão ativado. Em ambos os processos, as tecnologias foram aperfeiçoadas e os resultados obtidos em escala de bancada foram muito promissores. O carvão ativado foi produzido a partir de resíduos de couro e testado em uma planta piloto instalada na usina de compostagem da empresa Ecocitrus, localizada em Montenegro, RS. A inovação desta tecnologia foi comprovada através de um depósito de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade intelectual.

Para o diretor de Planejamento e Projetos Especiais, César Baumgratz, a inauguração deste laboratório dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo CEEE é a confirmação do compromisso que a Empresa tem com a busca de novas fontes de energia sustentáveis. Segundo ele “é importante buscarmos novas fontes que preservem o meio ambiente”.