Notícias

A CEEE

CEEE Grupo Equatorial prepara Plano Verão e aumenta efetivo de emergência em sua área de concessão

Por mauro.carneiro / Publicado: 27/12/2021

Compartilhar

A CEEE Grupo Equatorial preparou o Plano Verão para mitigar interrupções no fornecimento de energia durante o período mais quente do ano. Desde a posse da concessão gaúcha, em julho, diversos investimentos estão sendo realizados dentro do Plano de 100 Dias e de outros programas de investimentos, mas as condições da rede elétrica encontradas só permitem que os resultados das ações sejam vistos em um prazo mais longo, nos próximos dois anos.

Por isso, o objetivo inicial para este período foi avaliar todos os pontos críticos em subestações, linhas de transmissão e alimentadores, além das informações sobre a configuração da rede e sua distribuição para a população. No verão, parte da população gaúcha migra para o litoral do Rio Grande do Sul e ocorre também a colheita de safras de arroz e fumo no Sul, Litoral Sul e Campanha.

“Estes eventos históricos ampliam significativamente a necessidade de energia e, como forma de nos prepararmos para atender esta carga, estruturamos o Plano Verão para manutenção preventiva, preparação de equipes em ações corretivas e ajustes de infraestrutura elétrica”, afirma Júlio Hofer, Superintendente Técnico da CEEE Grupo Equatorial.

Ações prévias de inspeção e planejamento foram realizadas e detectaram a necessidade de implantação de melhorias para o atendimento operacional, buscando maior agilidade no atendimento a população e solidez na operação. São elas:

  

  • Plantão com cerca de 270 equipes para serviços como restabelecimento da energia, inspeção e ligação nova, sendo 40 delas para atendimento 24h no litoral;
  • Inspeções em aproximadamente 200 transformadores de rua que apresentaram algum tipo de ocorrência no verão passado;
  • 13 Inspeções e Manutenções em transformadores de subestações e linhas de transmissão, nos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Arroio do Sal, Atlântida Sul, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí;
  • Instalação de equipamentos de controle de tensão, para evitar sobrecargas em redes de distribuição;
  • Disponibilidade de sistemas de telecomando de equipamentos e supervisão de subestações;
  • Implantação da tecnologia Loop Automation (automação por meio de recomposição automática);
  • Revisão e retirada de ramais emendados ou improvisados e manutenção de chaves e equipamento reincidentes;
  • Poda e limpeza de vegetação perto ou sob a rede de distribuição.

 

Agências de atendimento aos sábados

Na parte comercial, para levar mais facilidade, comodidade e agilidade aos clientes do litoral durante o verão, a CEEE Grupo Equatorial abrirá suas agências de atendimento de Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Torres e Tramandaí também aos sábados, das 08h às 12h. O funcionamento nos dias úteis permanece inalterado, com horário das 8h às 17h.

Nos dias de Natal (25/12/21) e Ano Novo (01º/01/22) as agências fecharão, sendo a abertura retomada durante todo o mês de janeiro e fevereiro.

A religação de urgência, normalmente oferecida somente em dias úteis, passará a ocorrer nessas localidades também aos sábados. O objetivo do serviço prestado também aos sábados é dar atenção diferenciada aos clientes, principalmente neste período onde há grande migração de clientes para as praias do litoral.

 

Confira os endereços das agências de atendimento:

 

Balneário Pinhal

Av. Castelo Branco, 181 – Centro

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira das 08h às 17h

Sábados – 08h às 12h (nos meses de dezembro/21 a fevereiro/22, exceto feriados)

 

Capão da Canoa

Rua Ubatuba, 581 - Centro

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira das 08h às 17h

Sábados – 08h às 12h (nos meses de dezembro/21 a fevereiro/22, exceto feriados)

 

Torres

Av. Silva Jardim, 111 – Centro

Segunda a sexta-feira das 08h às 17h

Sábados – 08h às 12h (nos meses de dezembro/21 a fevereiro/22, exceto feriados)

 

Tramandaí

Rua Amâncio Amaral, 1138 – Centro

Segunda a sexta-feira das 08h às 17h

Sábados – 08h às 12h (nos meses de dezembro/21 a fevereiro/22, exceto feriados)

 

Outros canais

 Além do atendimento na agência, os clientes da CEEE Equatorial Energia possuem os seguintes canais de comunicação:

- site https://ceee.equatorialenergia.com.br/

- tel: 0800 721 2333

- para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia).