Notícias CEEE

A CEEE

CEEE Grupo Equatorial faz primeiro projeto de eficiência energética em iluminação pública, em Caraá

Por mauro.carneiro / Publicado: 06/12/2021 Última modificação: 13/12/2021 16h09

Compartilhar

A CEEE Grupo Equatorial vai realizar o seu primeiro projeto de eficiência energética em iluminação pública, E+ Luzes na Cidade, no município de Caraá, localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul e distante 100 km da capital, Porto Alegre. A ação, que terá investimentos de R$ 1,5 milhão dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE) do Grupo Equatorial, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), consiste na troca de todas as lâmpadas de iluminação pública da cidade. Serão substituídas 2.176 luminárias de vapor de mercúrio e sódio por unidades LED e os braços de sustentação. 

“Além de trazer uma economia de energia de 473 MWh/Ano para o município, o  equivalente ao consumo médio de cerca de 150 residências por mês,  todos os 8,5 mil habitantes de Caraá serão beneficiados com ruas mais iluminadas e com tecnologia de ponta em termos de iluminação pública”, afirma Júlio César Mendes, Executivo Corporativo de P&D e PEE, do Grupo Equatorial Energia. 

O projeto foi desenvolvido ao longo de 11 meses, desde a sua idealização entre a distribuidora e a prefeitura até a sua execução, passando pela compra dos equipamentos junto aos fornecedores. 

A CEEE Grupo Equatorial colocará placas em Caraá informando sobre as obras e oferecendo dicas sobre a utilização consciente dos insumos energéticos. 

Grupo Equatorial e projetos de eficiência energética 

A Equatorial Energia, com empresas de distribuição nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Amapá e Rio Grande do Sul, investiu, por meio do programa de eficiência energética da Aneel (PEE), R$ 328 milhões nos últimos 5 anos em ações de eficientização em suas concessões.

 As atividades vão desde troca de lâmpadas em cidades até atividades em comunidades, incluindo normalização de clientes, melhoria de rede elétrica, substituição de geladeiras, chuveiros e outros serviços. Ao mesmo tempo, o Grupo Equatorial Energia dá dicas de eficiência energética aos clientes, para que o consumidor entenda a melhor forma de consumir energia e consiga fazer com que o preço da conta de luz seja acessível ao seu orçamento.

Sobre a CEEE Grupo Equatorial - A concessionária, atualmente, pertencente ao Grupo Equatorial Energia, está presente em 72 municípios das regiões Metropolitana, Sul, Centro-Sul, Campanha, Litoral Norte e Litoral Sul e conta com mais de 1,8 milhão de clientes. A CEEE passou por um longo período sem investimentos e o momento é de recuperação, com obras que fortaleçam o sistema elétrico na área de concessão. O Plano de Investimentos visa trazer recursos para a concessionária e promover melhorias nos serviços e no atendimento ao cliente.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde