Notícias CEEE

A CEEE

CEEE Grupo Equatorial beneficia 200 mil pessoas com melhorias no sistema elétrico de Pelotas

Por mauro.carneiro / Publicado: 22/04/2022

Compartilhar

A CEEE Grupo Equatorial iniciou em 2021, e vai continuar, em 2022, as melhorias em todo o sistema elétrico que supre a cidade de Pelotas (https://www.instagram.com/p/CcWBxKXumzk/) e a região localizada a 260 km de Porto Alegre. Todas as ações estão dentro do Plano de Investimentos proposto pela nova gestão da empresa, que busca melhorias no serviço em todas as áreas, com obras em subestações, linhas de distribuição, alimentadores e em outros equipamentos. As ações irão beneficiar mais de 200 mil pessoas na região.

Nesta região, foram aplicados entre julho de 2021 e fevereiro de 2022 cerca de R$ 3,3 milhões que beneficiaram grande parte da população do município. Entre as atividades já executadas, foram feitas 900 inspeções, localizações e correções de defeitos na rede, incluindo a utilização de equipamentos termográficos (detecção de defeitos por pontos de calor). A empresa também efetuou a manutenção de oito alimentadores (equipamentos que suprem a rede de energia) de média tensão (Zona Rural, Arroio do Padre, Centro, Navegantes, Cruzeiro, Dunas, Jardim Europa, Areal e Capão do Leão) e de 13 circuitos de baixa tensão, localizados em regiões como Vila Princesa, Getúlio Vargas, Sanga Funda, Jardim das Tradições, Capão do Leão – Jardim América e Cohab Tablada.

No segundo semestre de 2021, a CEEE Grupo Equatorial finalizou outras duas grandes obras: a primeira, em todo o trecho da Av. Leopoldo Brod, entre Av. Fernando Osório e a BR-116, contemplou a substituição de traçado do alimentador e de seus cabos de energia para uma região com menor influência de árvores; já a segunda tratou da substituição de 1,2 mil metros de cabos próximos à BR-116, no município do Capão do Leão, em frente ao antigo Extremo Sul, por uma rede protegida, evitando o contato com a vegetação e eventuais falhas.

Também foram implantadas intervenções que já estão promovendo melhorias no fornecimento de dupla alimentação (loop automation) em três circuitos que suprem a Beneficência Portuguesa, o Centro de Pelotas e a região de condomínios do Laranjal (Alphaville).

“A correção, a troca de postes de sustentação de rede e estruturas de média tensão e o desdobramento de circuitos de baixa tensão aumentam a qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia aos nossos clientes”, afirma Rafael Crochemore, Executivo de Obras da Regional Sul da empresa.

Mais obras em 2022

Para 2022, as obras da CEEE Grupo Equatorial em Pelotas continuam, com intervenções em outros seis alimentadores nas regiões do Centro, da Santa Terezinha/Três Vendas/Lindóia/Getulio Vargas, Centro, Umuharama/Areal/Parque Una, Obelisco, Baronesa e na Zona Rural (Estrada da Hidráulica e interior de Pelotas, Morro Redondo e Capão do Leão), com investimentos previstos em torno de R$ 5 milhões.

Destas obras encontra-se na “reta final” a ampliação e modernização da rede de um alimentador que atende a região das ruas Dr. Amarante e suas transversais entre a Bernardo Pires e Gonçalves Chaves, incluindo a melhoria de atendimento especialmente para os hospitais, grandes comércios e residências desta região, com conclusão prevista para o início do mês de maio.

Ainda, dois alimentadores na região da Santa Terezinha estão com mais de 50% de avanço das instalações, que proporcionarão maior capacidade de atendimento de carga e melhoria na qualidade de energia e na continuidade dos serviços. Estas redes contemplarão os consumidores das ruas Plácido de Castro, Rua São Luiz, Av. 25 de Julho, Rua Luiz Braille e Bruno Chaves. A previsão de conclusão é no mês de maio. Ambos os empreendimentos utilizam redes compactas que além de promoverem conforto visual também tem recurso de cabos protegidos o que garante maior continuidade do fornecimento especialmente no contato com vegetais.

A Companhia também irá intensificar as ações do Plano de Manutenção já em curso, com o aumento de equipes de atendimento com Linha Viva e equipes dedicadas ao manejo vegetal. No segundo semestre está previsto o início dos projetos de regularização de fornecimento de energia elétrica em áreas ocupadas irregularmente.

“O Grupo Equatorial Energia, por meio da CEEE, permanecerá mantendo contato com o poder público, empresários, população e outros setores da sociedade, a fim de entender as demandas e as necessidades de investimento. Os empreendimentos em Pelotas e região possibilitarão o fornecimento de energia elétrica com qualidade e confiabilidade, garantindo as condições para desenvolvimento dos municípios. Estas ações confirmam o compromisso do Grupo em transformar a distribuição de energia elétrica nesta região do Rio Grande do Sul”, finaliza Crochemore. 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde