Notícias CEEE

CEEE forma eletricistas de redes de distribuição

Os novos profissionais trabalharão na Capital e no interior do Estado.

Por admin / Publicado: 20/05/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Grupo CEEE promoveu, na sexta-feira (dia 18), a formatura de 29 empregados, que realizaram o curso de Formação de Eletricistas de Redes Aéreas de distribuição e Atendimento de Emergência. Os novos profissionais, formados para atuar na Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), passaram por um período de dois meses de treinamento, realizado no Centro Técnico de Aperfeiçoamento e Formação (Cetaf) da CEEE, em Porto Alegre, e no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), em Pelotas, sob a coordenação e supervisão da área de treinamento da Companhia.

O eletricista da Companhia, antes de chegar nas equipes de atendimento e de emergência, passa por um intenso treinamento, em redes desligadas e ligadas, por mais de dois meses, Os treinandos recebem noções sobre construção de linhas e redes elétrica de distribuição, de acordo com a padronização, normas e orientações de serviços da CEEE D. Como a atividade é de alto risco, os empregados em formação, efetuam, com segurança, manutenção em linhas e redes aéreas, identificando e corrigindo defeitos que, geralmente, ocorrem no dia-a-dia do sistema elétrico e que causam interrupções no fornecimento de energia. Além da formação adquirida, obtêm a consciência do risco que a atividade apresenta, pois qualquer acidente, pode ser fatal, por isso a importância dada ao treinamento e à aplicação das normas e equipamentos de segurança.

O diretor da área de Distribuição, do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, o consumidor de hoje é mais exigente e precisa contar com sistema elétrico que tenha confiabilidade e disponibilidade de energia elétrica. No entanto, ressalta ele, "precisamos ter empregados devidamente capacitados, que trabalhem com segurança, mas que possuam, acima de tudo, a consciência da responsabilidade que uma empresa pública, como a CEEE, representa à comunidade em geral". O eletricista formando, Luiz Alberto Perdomo, 42 anos, que trabalha na regional de Pelotas, e que está na Companhia desde o ano 1995, disse que "a busca por esta capacitação fez com que me sentisse mais valorizado profissionalmente. A empresa deu esta oportunidade e aproveitei muito bem, pois foi trabalhado muito os aspectos de segurança e os investimentos materiais são bons nesse tipo de atividade". Já o empregado Júlio César Mendes Rosa, 33 anos, admitido no dia cinco de março deste ano, relata que "trabalhava como eletricista, em outras empresas, mas nunca tive treinamento da qualidade e seriedade como o que recebi no Cetaf".

Atualmente, a CEEE D, em toda a sua área de abrangência, composta por 72 municípios, distribuídos na região sul e sudeste do Estado, incluindo a Capital, conta com 750 eletricistas, sendo que desses, 250 atuam na operação e manutenção do sistema elétrico, da região metropolitana. e a empresa tem a responsabilidade de distribuir energia com muita segurança e confiabilidade.