Notícias CEEE

CEEE foi homenageada em Passo Fundo

O evento, em homenagem aos 65 anos da empresa, reuniu cerca de 150 pessoas.

Por admin / Publicado: 30/03/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O presidente do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, os diretores Caio Tibério da Rocha (Financeiro) e Ricieri Dalla Valentina Jr (Geração), e o chefe da Regional da Transmissão em Passo Fundo, Carlos Argenton, empregados e aposentados da CEEE, participaram da Sessão Solene, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em homenagem aos 65 anos de fundação da empresa. A iniciativa, que reuniu cerca de 150 pessoas na noite da última sexta-feira (28), foi de autoria do vereador Pedro Antônio Daneli, que trabalhou na Companhia até o ano de 1997, tendo sido aprovada por unanimidade em sessão plenária.

O presidente Braga recebeu uma placa em reconhecimento aos serviços da CEEE no Estado e agradeceu ao legislativo e à comunidade de Passo Fundo, dizendo que "o foco das empresas do Grupo continuará sendo o de oferecer os melhores serviços aos gaúchos, atendendo ao crescimento do mercado em todas as regiões. Estamos trabalhando, desde setembro do ano passado, num plano de investimentos, no valor de R$ 320 milhões, para ampliar a infra-estrutura energética do Rio Grande do Sul". Todos os diretores também receberam diplomas durante o evento, que teve, ainda, a apresentação musical do gaiteiro Abrelino Menegol, funcionário aposentado da CEEE.

A CEEE foi fundada em 1º de fevereiro de 1943. Hoje, o Grupo é formado pela Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE-Par), pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). Conta com um quadro funcional de, aproximadamente, quatro mil empregados, em diversas áreas na capital e no interior.

Desde 1996, quando houve a privatização parcial da CEEE, a ligação da população de Passo Fundo com a CEEE acontece através da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica, responsável pela geração hidrelétrica e pelo sistema de transmissão. A CEEE GT possui 15 usinas hidrelétricas, com uma capacidade instalada de 910,6 MW (megawatts). A empresa participa, também, em consórcio, de empreendimentos já concluídos, como as Usinas Hidrelétricas de Machadinho, Campos Novos, Jaguari Energética, Monte Claro e Dona Francisca, totalizando 190 MW. Há, ainda, outros 146 MW, que são resultado de parcerias com usinas em construção. Nesses projetos, estão a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, com 855 MW, e as Usinas Castro Alves e 14 de Julho, da Companhia Energética do Rio das Antas (Ceran), na serra gaúcha, empreendimento com potência total de 360 MW.

A área de transmissão detém a concessão em todo Rio Grande do Sul, contando com sete mil MVA (Megavolt Ampère) de potência instaladas em 59 subestações e seis mil quilômetros de linhas, sustentadas por mais de 15 mil estruturas. O investimento do Grupo, nesse segmento, está direcionado à expansão do sistema elétrico, nas telecomunicações, operação e manutenção do setor. "O nosso plano contempla ampliações e adequações em 16 subestações e implementação de quatro linhas de transmissão de 230 mil Volts. Entre as obras, estão a nova linha de 230 mil Volts, ligando as Subestações Gravataí 2 e Porto Alegre 8, e as ampliações das Subestações Porto Alegre 8, Porto Alegre 10, São Borja, Camaquã, Guaíba 2, Garibaldi e Panambi", informou José Pereira Braga aos presentes, ressaltando a importância desses projetos, que aumentam as condições de atendimento da energia elétrica e a confiabilidade do sistema de transmissão. A CEEE D atende a 1,38 milhão de clientes em 26% do território do Rio Grande do Sul, o que representa cerca de 3,5 milhões de pessoas nos 72 municípios de sua área de concessão, localizada nas regiões Sul e Campanha, litoral Norte e parte da região Metropolitana, incluindo também a capital. A estrutura da Distribuidora é composta por 52 subestações, 41 mil transformadores, 1.833 quilômetros de linhas de subtransmissão, mais de 50 mil quilômetros de redes urbanas e rurais, 29 agências comerciais de atendimento e 11 bases técnicas. CEEE-GT presente na região de Passo Fundo Na região noroeste do Rio Grande do Sul, existem seis Pequenas Centrais Hidrelétricas, que contam com um efetivo de 13 operadores. Dentre elas, a Usina de Capigüi, em Passo Fundo. Além disso, junto à UHE Ernestina, no município de Tio Hugo, há um posto de Piscicultura para produção de alevinos, utilizados para o repovoamento nos reservatórios das usinas da Companhia. Ao longo do ano de 2007, houve a soltura de 85 mil peixes produzidos no Posto de Piscicultura, localizado junto a UHE Ernestina. Essa atividade, devidamente autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), contemplou 10 reservatórios e teve a participação de escolas e comunidades em geral, reforçando as ações de educação ambiental desenvolvidas pela Empresa. Na Transmissão, encontra-se a Seção de Manutenção de Passo Fundo, que presta serviços nas subestações e linhas de transmissão da região Norte e Serra do Estado. A equipe técnica atende, também, as unidades de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Tapera, Erechim, Nova Prata, Caxias, Garibaldi, Farroupilha, bem como as subestações das usinas hidrelétricas Canastra e Bugres, ambas em Canela. São responsáveis pela manutenção de 870 km de linhas e no segmento de operação, por 11 subestações. No total, 63 empregados da Transmissão trabalham na região. Assessoria de Comunicação Social do Grupo CEEE

Na foto,o chefe da Regional da Transmissão em Passo Fundo, Carlos Argenton, o presidente do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, e os diretores da Companhia, Caio Tibério da Rocha (Financeiro) e Ricieri Dalla Valentina Jr (Geração).

Foto: Fernando C. Vieira/ACS-Grupo CEEE

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde