Notícias CEEE

CEEE firma parceria para melhorar a iluminação pública em Rio Grande

Projeto irá beneficiar diretamente 200 mil pessoas do município.

Por admin / Publicado: 18/09/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e a prefeitura de Rio Grande firmaram, na sexta-feira (17), termo de contribuição técnica com o objetivo de aplicar recursos para ações de combate ao desperdício de energia elétrica e promover melhorias na iluminação pública do município. Pela CEEE, assinaram o documento o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, e o diretor de Distribuição da Companhia, José Antônio Lopes dos Santos, e pelo município, o prefeito, Fábio Branco e o secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Josué Barbosa.

 

O projeto, no valor de R$ 6,33 milhões, prevê a substituição de 18.529 pontos de iluminação, com troca de lâmpadas, reatores, luminárias, braços e células fotoelétricas por outros equipamentos mais eficientes, de acordo com as orientações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O prefeito de Rio Grande, Fabio Branco, destacou que "a ação dará condições de eliminar a manutenção e o custo da iluminação pública, atendendo diretamente 200 mil pessoas”.

 

Com a concretização da parceria, a CEEE-D projeta um aumento do fluxo luminoso e da qualidade da iluminação pública. Haverá, ainda, redução dos custos operacionais com a troca de lâmpadas, devido à maior vida útil dos novos dispositivos, e a diminuição dos itens de estoque, facilitando o gerenciamento e racionalizando as compras. Segundo o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, o Reluz em Rio Grande representará uma economia de aproximadamente 35% da energia consumida pelo segmento da iluminação pública do município.

 

Na área de concessão da CEEE-D, o Reluz integra os projetos coordenados pela área de eficiência energética da Companhia, que, na última década, já implementou mais de 500 ações voltadas ao combate do desperdício de energia elétrica em diversos segmentos de consumo (residencial, comercial, rural, industrial, serviços e órgãos públicos). Nesse período, os investimentos da empresa em eficiência energética totalizam R$ 36 milhões.

 

Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, e desenvolvido pela Eletrobrás, através do Procel - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Reluz é operacionalizado regionalmente pelas concessionárias de energia. O Programa, lançado em junho de 2000 e prorrogado, em 2002, até o ano de 2010, pretende abranger até 96% do potencial de conservação de energia da rede nacional de iluminação pública, atualmente composta de 13 milhões de pontos de iluminação, sendo que, 7,5 milhões de pontos, podem ganhar mais eficiência.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde