Notícias CEEE

CEEE faz palestra sobre segurança no uso da energia elétrica na construção civil

Atividade ocorre nos municípios do Litoral Norte em outubro e novembro.

Por admin / Publicado: 13/10/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A construção civil e a manutenção predial são os segmentos onde ocorrem mais acidentes envolvendo contato com a rede elétrica. Segundo dados da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), o total de acidentes fatais nessas duas atividades no País representa 31,8% das ocorrências. Em segundo lugar no ranking, aparecem os problemas gerados pelas ligações elétricas irregulares, com 12,9% dos casos. A estatística considera os resultados apontados em 14 categorias atualmente monitoradas pela Associação. Com o objetivo de alertar a quem trabalha nessas áreas e, principalmente, evitar acidentes, os técnicos da Companhia Estadual de Distribuição de Energia elética (CEEE-D) de Osório, no Litoral Norte do Estado, reforçam um dos temas da IX Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica deste ano e realizam, em outubro e novembro, mais uma etapa da campanha na região.

A programação, agora, oferece palestras gratuitas sobre risco elétrico na construção civil. A atividade, em outubro, acontece em Osório, no dia 28; Capão da Canoa, dia 29; e em Torres, dia 30. Em novembro, a ação ocorre Tramandaí, no dia 03; a Santo Antônio da Patrulha, dia 05; e Balneário Pinhal, dia 06. As inscrições podem ser feitas, até 22 de outubro, pelo e-mail osorio.comunicacao@ceee.com.br, telefone (51) 3663.8831 ou, ainda, diretamente na sede da Gerência Regional, em Osório (Rua Santos Dumont, 25), ou nas agências e postos de atendimento da Empresa na região.

Além da construção civil, o programa inclui alertas sobre cuidados no uso da energia elétrica também para estudantes e a população em geral. Para esses segmentos, há, regularmente, palestras e distribuição de cartilhas, o que vem sendo importante, segundo os técnicos, na redução de acidentes. Conforme levantamento, nos últimos 13 anos, no Brasil, os números mostram uma diminuição da taxa de gravidade dos acidentes com energia elétrica de 3,6% ao ano e de 3,4% ao ano na taxa de frequência.

A Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica é uma atividade anual das distribuidoras de energia e destaca, a partir das estatísticas feitas por órgãos do setor elétrico, os seis  temas com maior número de ocorrências registradas pelas concessionárias, que são: construção ou manutenção predial; furto de energia; instalação de antena de TV; equipamentos agrícolas; pipas ou pandorgas; e poda de árvores.

Dos quatro tipos de ocorrências abordados na campanha da Abradee, os dois mais críticos são construção e manutenção predial e ligações clandestinas. De 2001 para cá, em média, ocorreram 82 mortes por ano nas atividades de construção civil ou de manutenção predial e 40 mortes devido a ligações clandestinas (furto de energia) em todo o País.

Fique alerta às dicas de segurança com energia elétrica

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. 

Área Rural: mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas, nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pandorgas-Pipas: não tente tirar as pandorgas dos fios. Brincar sempre longe da rede elétrica. Empine sempre em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pandorga fique presa, não tente resgatá-la.

Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. Fique sempre longe da rede elétrica e não faça ligações clandestinas. 

 

Serviço:


O quê:

Palestra “Risco Elétrico na Construção Civil”

Quando:

Meses de outubro e novembro, das 18h30 às 19h30.

Inscrições:

Até 22 de outubro de 2014, pelo e-mail osorio.comunicacao@ceee.com.br; pelo telefone (51) 3663.8831, ou na Sede da Gerência Regional do Litoral Norte (Rua Santos Dumont, 25 – Osório).

Local das Palestras:

Osório (Dia 28/10) – Sede da Associação dos Funcionários da CEEE, na Rua Major João Marques, 153 – Centro.

Capão da Canoa (Dia 29/10) – Casa de Cultura Erico Verissimo – Avenida Flávio Boianowski, 791 – Centro.

Torres (Dia 30/10) – Câmara de Vereadores de Torres – Avenida do Riacho, 1423 – Centro

Tramandaí (Dia 03/11) – Auditório da Prefeitura Municipal – Avenida da Igreja, 346 – Centro

Santo Antônio da Patrulha (05/11) – ACISAP (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Santo Antônio da Patrulha) – Avenida Paulo Maciel de Moraes, 1003.

Balneário Pinhal (Dia 06/11) – CLAC (Centro de Lazer e Apoio à Cultura) – Avenida da Emancipação, 600 – Sindipolo – Balneário Pinhal.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde