Notícias CEEE

CEEE faz autuação em condomínio de Porto Alegre

Técnicos prestaram orientações sobre regularização

Por admin / Publicado: 25/10/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

CEEE faz autuação em condomínio de Porto Alegre

 

A CEEE Distribuição realizou, nesta terça-feira, uma ação de fiscalização num condomínio de classe média, na Zona Sul da Capital. Seis equipes da Companhia realizaram o corte das ligações irregulares em residências já habitadas e em construções que recebiam energia por meio de “gatos” na rede elétrica.

A operação foi programada após uma denúncia de que havia mais de 50 residências com irregularidades no fornecimento de energia no condomínio Jardins do Prado, na Avenida Juca Batista, 4625. As equipes da Companhia identificaram cerca de 30 ligações clandestinas, sendo que seis delas, em residências habitadas. Neste caso, os proprietários foram autuados e deverão, além de regularizar o fornecimento, reembolsar à concessionária, o valor do consumo estimado que não  estava sendo registrado  pela Companhia.

A ação da CEEE contou com o reforço de uma equipe que prestou orientações aos moradores quanto aos procedimentos necessários para solicitar a ligação de energia. A Empresa ainda não tem contabilizado o prejuízo.

O trabalho de fiscalização na CEEE-D é diário. De janeiro até setembro foram realizadas 38.455 ações, com um total de 7.059 irregularidades detectadas, que se transformam em processos administrativos de cobrança, calculado desde o início da constatação do furto. Algumas ações são realizadas em conjunto com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e a Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e Serviços Delegados (DRCP). A Empresa disponibilizou, neste ano, 44 equipes em toda a área de concessão para efetuar as atividades de fiscalização. A incidência de ligações clandestinas, porém, é maior na Gerência Regional Metropolitana, que conta com quase metade do efetivo nessa área de atuação. Denúncias de irregularidade podem ser feitas pelo site da CEEE no endereço www.ceee.com.br

 

Saiba mais

Aproximadamente 25% das perdas registradas pela CEEE Distribuição são resultantes de ligações clandestinas (aquelas que não são autorizadas, popularmente conhecidas por “gatos”). Deste total, 99% se encontra na Região Metropolitana de Porto Alegre. Só em 2009, a Empresa registrou um índice de perdas globais de 18,7%, o equivalente a R$ 49 milhões. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece 75% desse valor na cobertura tarifária. Isso significa que 25% das perdas técnicas e comerciais são definitivas e representam prejuízo aos cofres da empresa. A consequência é que os recursos para qualificação do fornecimento e do sistema elétrico deixam de ser aplicados. Além disso, a qualidade da energia do entorno de onde há o furto também é reduzida, uma vez que a concessionária projeta o seu sistema baseada na carga solicitada para uma determinada região.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde