Notícias CEEE

CEEE economiza com modalidade de licitação

Companhia reduz custos em 14% desde a implantação do pregão

Por admin / Publicado: 30/05/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Companhia reduz custos em 14%

desde a implantação do pregão

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) apresentou uma redução significativa de custos desde a implantação do pregão, modalidade de licitação em que empresas que pretendem fornecer bens e serviços comuns aos órgãos públicos apresentam seus valores, que são analisados pelas instituições. Segundo o pregoeiro oficial da CEEE, Luiz Eduardo Zanoto, a Companhia, até 31 de março deste ano, realizou 21 pregões presenciais e 24 eletrônicos, apresentando uma economia de R$ 5 milhões.

Utilizando esse serviço desde abril de 2004, quando foi instituído o pregão presencial, a CEEE tem conseguido adquirir materiais e serviços por preços bastante acessíveis, visto que a compra só é efetivada com a empresa que apresenta o menor custo. Somente no ano de 2005, houve uma economia de 13,98%, a partir do que previa a concessionária gaúcha. No primeiro trimestre deste ano, os números apresentaram-se bastante favoráveis, com 14,3% de redução.

Em janeiro de 2005, a Companhia passou a utilizar também o Pregão On Line Banrisul, uma versão eletrônica em que o cadastro é feito via internet e os participantes atuam no processo nos dias e horários estipulados. Essa modalidade apresenta um diferencial, pois as empresas têm 10 minutos para publicar o valor do produto ou serviço no sistema, e depois o tempo passa a ser aleatório entre um e 30 minutos. Com isso, "as empresas que iniciam o pregão com o preço acima do verdadeiro têm os 10 minutos para negociar. Após esse tempo, devem publicar o valor mais baixo possível para ter chance de concorrer", afirmou Zanoto.

A empresa espera que, para as próximas licitações, haja ampliação na competitividade, com a participação de um número maior de concorrentes no processo licitatório, o que poderá trazer mais redução de custos.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde