Notícias CEEE

CEEE e UFSC firmam parceria para desenvolver tecnologia para proteção de subestações

Estudo faz parte dos projetos de P&D incentivados pela Companhia

Por admin / Publicado: 05/05/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A diretoria de Planejamento e Projetos Especiais do Grupo CEEE e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram, no dia 4, um convênio para parceria em projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para Metodologia para Medição de Potenciais em Malhas de Terra de Subestações Urbanas.

De acordo com o diretor de Planejamento da CEEE, Luiz Antonio Tirello, o projeto é inovador e essa tecnologia é importante para garantir a segurança em subestações localizadas em áreas com grande densidade demográfica. Coordenado pelo professor Adroaldo Raizer, o estudo tem um investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão e prevê uma revisão de procedimentos de elevação de potencial, com consequente redução de custos associados à implantação de malhas de terra de subestações. Inicialmente, a pesquisa irá beneficiar as subestações da Transmissão, mas poderá ser estendida às da Distribuição.

Estiveram presentes no ato de assinatura do convênio João Batista Furtuoso, Pró-reitor de Infraestrutura da UFSC, Ângela de Espíndola da Silveira, gerente executiva da Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina – FEESC, o professor Doutor Samir Ahmad Mussa, do departamento de Engenharia Elétrica, e Patrícia Schmitt Souza, secretária-executiva do Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética da UFSC, além do diretor Luiz Tirello, Carlos Iran Cardoso e Marcelo Regattieri.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde