Notícias CEEE

CEEE e Ufrgs selam parceria para a execução de seis projetos

Com investimentos de R$ 2,5 milhões, contratos estão vinculados ao Instituto de Física e à Escola de Engenharia

Por admin / Publicado: 19/04/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

No dia 13 de abril, o Grupo CEEE, através de sua área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D;), assinou com a Ufrgs seis contratos que visam ao desenvolvimento da produção e transmissão de energia elétrica no Estado, sendo um deles vinculado ao Instituto de Física e os outros cinco à Escola de Engenharia da Universidade. Os projetos estão focados na geração de energias alternativas, na diminuição de emissões de poluentes e no aperfeiçoamento do programa de treinamento dos eletricistas, entre outros objetivos. Serão investidos R$ 2,5 milhões nos seis projetos, os quais poderão ser implementados após estudo de viabilidade.

 

Em uma cerimônia no Salão Nobre da Reitoria, o diretor de Planejamento e Projetos Especiais do Grupo CEEE, Luiz Antonio Tirello, e o reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto, selaram mais esta parceria entre a Companhia e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – atualmente, os departamentos de Engenharia da Ufrgs desenvolvem mais de 20 projetos com a CEEE, envolvendo alunos de graduação, mestrado e doutorado. Tirello destacou a importância da parceria estabelecida ao longo dos anos com a instituição de ensino superior. “Conhecemos a retidão da Ufrgs. Através destes projetos, a CEEE poderá melhorar sua receita. Esta universidade busca conhecimentos que podem ajudar a solucionar os problemas do fornecimento de energia elétrica à sociedade”, afirmou o Diretor de Planejamento.

 

Para Carlos Alexandre Netto, a assinatura dos contratos com a CEEE propiciará, no futuro, uma profunda interação com a comunidade, já que a Universidade devolve à população o conhecimento produzido na academia. “Espero que os resultados destas pesquisas sejam usados na CEEE, um parceiro com quem estamos estreitando o intercâmbio”, declarou o reitor.

 

Fonte: Carla Damasceno Ferreira (texto) e Beto Rodrigues (foto).