Notícias CEEE

CEEE divulga projetos de pesquisa firmados com universidades

Áreas de Distribuição e de Geração apresentarão projetos desenvolvidas em parceria com a UFRGS e a Universidade de Blumenau

Por admin / Publicado: 07/06/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

O auditório do Centro Administrativo do Grupo CEEE sedia, quinta-feira (9), às 9h30, a apresentação de projetos finalizados de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D;), firmados entre as áreas de Geração (CEEE-GT) e de Distribuição (CEEE-D) da Companhia e universidades do Estado. O evento engloba a apresentação de duas palestras, que serão ministradas pelos coordenadores dos projetos: os professores Carlos Bergmann, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRGS, e Thair Mustafá, da Universidade de Blumenau (FURB). Bergmann falará sobre a pesquisa com materiais anti-incrustantes, que evitam a fixação de moluscos (mexilhões dourados) nos equipamentos de transporte e captação de água de usinas hidrelétricas. Às 10h15, o professor Mustafá abordará a implementação de um sistema de análise de falhas em redes de distribuição.

 

Na Empresa, a pesquisa sobre a incrustação de mexilhões dourados é gerenciada por Maria Mercedes de Souza, da Divisão de Meio Ambiente da CEEE-GT. Mercedes conta que a pesquisa procura identificar e avaliar o grau de aderência dos mexilhões nas usinas hidrelétricas da CEEE localizadas no Delta do Jacuí, definindo medidas de prevenção do problema e a utilização de materiais capazes de eliminá-lo ou reduzi-lo. A presença do mexilhão dourado causa a redução da luz interna de encanamentos e da velocidade do fluxo de água e a degradação de materiais e estruturas.

 

A obstrução dos sistemas de captação de águas diminui a vida útil dos equipamentos e aumenta significativamente os custos de manutenção. “A Companhia investiu mais de R$ 173 mil neste projeto, o qual envolveu uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, químicos e biólogos. Esta pesquisa contribuirá com a formação de recursos humanos em uma área que apresenta uma demanda específica da sociedade. Nas usinas hidrelétricas, os moluscos entopem as tubulações e filtros e, nas empresas de abastecimento de água potável, as bombas de aspiração de água”, explica Mercedes.

 

O valor total do projeto sobre um sistema de análise de falhas em redes de distribuição, gerenciado na CEEE-D pelo engenheiro Marcos Telló, do Departamento de Construção de Subestações, foi da ordem de R$ 290 mil reais. Docente da Faculdade de Engenharia da PUC-RS, Telló ministrará a palestra junto ao professor da FURB. A pesquisa teve o objetivo de determinar o comportamento das redes de distribuição de energia nos casos de ocorrência de raios nelas ou próximo a elas, o que pode produzir elevações de tensão e causar danos aos equipamentos eletro-eletrônicos dos consumidores. Na apresentação deste projeto, cuja abordagem é inédita em âmbito mundial, serão especificados dispositivos de proteção adequados, que levem em consideração parâmetros mais realistas em comparação aos até então utilizados, como o comportamento da resistência de aterramento existente nas redes de distribuição. O Centro Administrativo do Grupo CEEE está localizado na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, Prédio A1, sala 405.

 

Na foto, manutenção realizada em dia de temporal.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde