Notícias CEEE

CEEE divulga cuidados com a energia nos parques

Atividade encerrou a II Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica.

Por admin / Publicado: 09/11/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar
 

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) encerrou a 2ª Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica com uma programação especial neste sábado e domingo, no Parque Farroupilha e na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Para divulgar os perigos e riscos da eletricidade e as formas de prevenir acidentes, os técnicos da empresa levaram para esses locais carros, caminhões e materiais utilizados pelos eletricistas em serviço. O objetivo foi explicar que somente pessoas treinadas e com equipamentos adequados podem mexer com eletricidade. Aliado às informações, houve distribuição de cartilhas, folhetos, revistas, jogos infantis e protetores de tomada. Uma maquete que mostra o consumo dos principais eletrodomésticos de uma residência também auxiliou nos ensinamentos. Pais e filhos assistiram, ainda, a sessões de contação de histórias, preparada pelo Grupo Cataventus, com enfoque no tema da campanha. O mascote da empresa “Watt” ajudou na mobilização e no interesse das pessoas pelo assunto.

A mesma blitz foi repetida neste domingo também em Bagé. O evento ocorreu, à tarde, na Praça da Estação no Largo dos Imigrantes, em parceria com secretarias municipais e empresas da cidade. A programação incluiu shows com talentos da terra, brincadeiras com crianças, oficinas de desenho com o tema da segurança e plantio de árvores de pequeno porte. Na região do litoral norte, Osório encerrou a semana, ontem, no centro da cidade, distribuindo materiais de divulgação aos moradores.

A 2ª Semana Nacional da Segurança, coordenada pela Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica), foi realizada simultaneamente pela CEEE D e outras 50 distribuidoras do País desde o último dia 05. Entre as atividades, a Companhia fez palestra para mais de seis mil alunos em escolas da região de Porto Alegre, Bagé, Camaquã, Osório, Pelotas e Rio Grande. Nas aulas, as crianças ouviram conselhos sobre segurança e relataram casos que presenciaram ou vivenciaram no dia-a-dia. Além disso, houve diversas blitz educativas em locais públicos e nos principais cruzamentos das cidades da área de concessão da Companhia.

A campanha, neste ano, focou quatro das mais freqüentes causas de acidente com choque elétrico, segundo dados estatísticos das empresas do setor, que são movimentar andaimes e objetos metálicos nas proximidades das redes de energia, manipular condutores energizados para fazer ligações clandestinas, instalar antenas de TV perto da fiação elétrica e empinar pipas em locais inadequados. "É nossa obrigação informar e alertar aos consumidores sobre os riscos da energia elétrica e, dessa forma, colaborar para diminuir acidentes. Durante essa semana, com certeza, conseguimos despertar muitos dos gaúchos para a mensagem da campanha: Energia é Vida. Vida com Segurança”, disse Delson Luiz Martini, presidente do Grupo CEEE.

Um ponto importante destacado pela CEEE foi o perigo das ligações clandestinas. O diretor de Distribuição, Rogério Sele, esclareceu que, além de acidente às pessoas, os chamados “gatos” trazem prejuízo ao fornecimento de energia e precisam ser enfrentados pelas Concessionárias, com a colaboração da comunidade. “Na CEEE D, estamos reforçando a fiscalização, mas isso ainda não tem sido suficiente. É importante que as pessoas que presenciem este tipo de atitude ilegal denunciem, pois o sistema elétrico é dimensionado e implantado a partir de uma necessidade de carga específica e, quando pessoas desautorizadas, fazem ligações irregulares, além de correrem risco de morte, acabam prejudicando a qualidade da energia distribuída a toda uma região”, explicou. Sele reforçou que os consumidores podem entrar em contato com a empresa pelo telefone gratuito 0800.721.2333.

Foto: Fernando C. Vieira - ACS/Grupo CEEE

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde