Notícias CEEE

CEEE Distribuição "treina" mais 80 interessados na preparação de entradas de energia

O seminário ?Ligação Mais Fácil?, contou com a participação de 80 pessoas.

Por admin / Publicado: 23/10/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

A mais recente edição do seminário “Ligação Mais Fácil”, que a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica promoveu na tarde de hoje (dia 22 de outubro) em Porto Alegre, teve a participação de 80 pessoas. Destinado a eletricistas e fornecedores de material elétrico, que desejassem aprofundar conhecimentos sobre as regras do Regulamento de Instalações Consumidoras de Baixa Tensão (RIC), o evento integrava a programação da 2ª Expoacabamento - Feira da Indústria de Materiais para Acabamento. O curso, com quatros horas de duração, cumpriu o objetivo de apresentar os principais aspectos do conjunto de regras exigidas para o fornecimento de energia elétrica, padronizando as principais características para as entradas de energia das unidades consumidoras, elaborado pelas distribuidoras de energia do Estado e que está em vigor desde 2002.

Com a iniciativa, a Companhia visa reduzir o índice de reprovação do padrão de entrada das ligações elétricas. Conforme legislação do setor, é responsabilidade do cliente adotar as providências necessárias para a construção das entradas de energia. No entanto, cerca de 30% das novas ligações ou religações solicitadas não são atendidas, num primeiro momento, devido ao descumprimento dos padrões estabelecidos no RIC. Dentre os entraves, podem ser citadas as divergências na construção, na colocação de postes, nas caixas de medidores ou, ainda, questões relacionadas à segurança das próprias instalações.

No seminário “Ligação Mais Fácil”, os técnicos da CEEE Distribuição esclarecem, em detalhes, o conteúdo do RIC, com abordagens sobre as principais causas de reprovação, apresentam os avanços obtidos, a flexibilização possível, as novidades sobre a localização da medição e os materiais disponíveis.

Somando-se aos eventos anteriores (35 edições, em diversas cidades do Estado), a Companhia já proporcionou a ampliação de conhecimentos para mais de 1,6 mil interessados. Em Porto Alegre, em 2007, foram ministradas seis palestras, para 295 interessados.