Notícias CEEE

CEEE Distribuição lança Programa Luzes da Cidade

Estréia acontece nesta quinta-feira, 18, às 10 horas, na sede da CEEE, em Porto Alegre.

Por admin / Publicado: 15/09/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

Se achegue. Como antes, como sempre.

Para mim, para ti, Cheganças 2008!

 

 

A CEEE Distribuição lança nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, em Porto Alegre, a quarta edição do Programa Luzes da Cidade – atividade educativa e cultural que estimula o uso racional de energia elétrica, eficiência energética, segurança e educação ambiental. A primeira das 150 apresentações ocorre no Centro Administrativo da CEEE, na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, na capital, às 10 horas. No domingo, 21, ao meio dia, a peça será encenada no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia e de 22 a 28 de setembro percorre cidades da região da Campanha, entre elas Bagé, Candiota, Lavras do Sul, Pinheiro Machado e Dom Pedrito.

 

Neste ano, a ação batizada de Cheganças 2008, tem um tom bem rio-grandense. As atividades serão realizadas, por meio de uma trupe de atores que encarnam a "Família Gaúcha", formada pelo pai Natalício, a mãe Terezinha de Jesus e os filhos Valdete e Valdeci. As apresentações gratuitas do espetáculo teatral andante acontecem, até janeiro de 2009, em 50 municípios gaúchos da área de atuação da  CEEE Distribuição. A previsão é envolver, no mínimo, 70 mil pessoas e mil escolas. A peça A Família Gaúcha: A grande Lição tem duração de 50 minutos e ocorre sobre um caminhão, um trailer e uma veraneio em escolas, praças e parques, durante eventos simbólicos da cultura gaúcha, como mateadas, feiras do livro, rodeios e festas municipais.

 

  

Ações do Cheganças 2008

  

 

O Cheganças é composto, além do espetáculo, de atividades educativas como:

 

Seminários educativos

Direcionado aos professores de escolas das redes pública e particular dos diferentes níveis da educação, ocorrerá em Porto Alegre, Pelotas, Baqé e Osório. Tem como objetivo mobilizar o professor, estimulando-o a realizar um projeto relacionando o conhecimento da energia, a eficiência energética, a segurança e o seu uso racional de energia, considerando as necessidades da comunidade local.  Os seminários serão divididos em workshops de sensibilização e conscientização com abordagem, em grupos de trabalho, de conceitos como consumo sustentável, energias alternativas, matrizes energéticas, projetos educativos ambientais, entre outros temas.

 

 

Na web

O hot site www.chegancas.com.br  foi criado para informar professores, alunos e público em geral sobre as “andanças” do Cheganças  2008.

 

 

Revista do Professor

Oferece a abordagem de conceitos que fazem a interação entre o conhecimento formal e a responsabilidade social, buscando a mudança de atitude no cotidiano. Apresentada em módulos: energia, formas de energia, energia elétrica e meio ambiente.

 

Revista do Aluno

Conta a história da Família Gaúcha. Tem como objetivo estimular os estudantes para o uso racional de energia elétrica e a conservação do ambiente.

 

 Mais sobre o Programa Luzes da Cidade

 

É uma ação do Programa de Eficiência Energética da CEEE Distribuição. Desde 2001, o Programa Luzes da Cidade realizou 530 apresentações de espetáculos em mais de 40 municípios do Estado, com mais de 240 mil espectadores.  

 

Números mais que eficientes

  

A CEEE Distribuição está investindo, no período entre os anos de 2000 e 2009, mais de R$ 46 milhões de reais em iniciativas de eficiência energética. Entre as ações, está o Programa Luzes da Cidade. A economia de energia elétrica registrada, neste período, por meio de projetos em prédios públicos, iluminação, bombas e motores é de mais de 100 mil megawatts por hora, o equivalente ao consumo residencial de um ano inteiro de uma cidade como Alvorada, município de mais de 214 mil habitantes da Região Metropolitana de Porto Alegre. Com isso a população também sai ganhando, com faturas de energia elétrica com custo menor e melhores índices de luminosidade que ocasionam um aumento na qualidade de vida e na conservação do ambiente.  

 

Serviço:

 

O quê: Lançamento do Cheganças 2008, ação educativa, com foco no uso racional de energia, eficiência energética, meio ambiente e segurança. Integra o Programa Luzes da Cidade da CEEE Distribuição.

Quando: Quinta-feira, 18 de setembro

Horário: 10 horas

Onde: Centro Administrativo da CEEE, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201. Bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde