Notícias CEEE

CEEE Distribuição faz campanha para reduzir acidentes nas redes elétricas

Ações integram a VI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica

Por admin / Publicado: 08/11/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Como acontece todos os anos, desde 2006, a CEEE Distribuição realizará uma série de atividades para marcar a Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica. A programação iniciou, na manhã de ontem (dia 7), com distribuição de material educativo à população, em frente ao Mercado Público, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Hoje (dia 8) haverá blitz na Esquina Democrática, na Capital e no Litoral Norte, nas praias de Arroio do Sal e Capão da Canoa. Ao longo da semana, a Companhia participa de palestras em escolas públicas outras ações no interior, nas cidades que pertencem à área de concessão da CEEE.

De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em 2010, o contato com fios da rede elétrica causou 304 mortes em todo o país. Dos quatorze tipos de ocorrências catalogadas, a construção e manutenção predial lideram o ranking, com 88 mortes.

As concessionárias reconhecem a gravidade e, por isso, estão intensificando as ações que foram desenvolvidas nos últimos anos para conscientizar a população sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica. As campanhas têm apresentado bons resultados. Os dados dos últimos dez anos mostram significativa redução da taxa de gravidade nos acidentes – de 4,8% ao ano e da taxa de frequência – 4% ao ano.

A campanha da Abradee, em parceria com 42 concessionárias associadas, será realizada de 7 a 13 de novembro e terá como Slogan “Segurança – Siga Em Frente Com Essa Ideia”. A expectativa é alcançar 160 milhões de habitantes em todo o país. Entre os temas selecionados para a campanha, têm destaque a instalação de antena de TV, soltar pipa, construção civil e furto de energia. Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção. “O objetivo é mostrar que cuidados simples, tomados no dia-a-dia, são importantes para evitar acidentes com a rede elétrica”, explica o presidente do Grupo CEEE Sergio Souza Dias. Para o presidente da Abradee, Nelson Leite, a repetição anual deste tipo de campanha, em conjunto com as ações permanentes das distribuidoras, contribuirá para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes.

Uma análise dos dados mostra que dos quatro tipos de ocorrências abordados na campanha, os dois mais críticos são construção e manutenção predial, com 88 mortes em 2010, e ligação elétrica clandestina (furto de energia), com 40 mortes em 2010. No caso específico da construção e manutenção predial, merece registro o fato de o Brasil estar passando, desde 2008, por um período de grande aumento de construção de moradias.

 

  

Confira a programação da CEEE Distribuição:

 

07 de novembro - Lançamento da 6ª Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica

Hora: das 8h às 10h

Local: Largo Glênio Peres

Atividade: Distribuição de material e esclarecimentos à população em frente ao Mercado Público.

08 de novembro de 2011 (terça-feira) - Blitz

Hora: das 14 às16h

Local: Esquina Democrática – Av. dos Andradas esquina Borges de Medeiros

Atividade:  Distribuição de material e esclarecimentos à população.

09 de novembro de 2011 (quarta-feira) -Palestras em escolas com distribuição de cartilhas infantis

10h30: Escola Professora Marina Martins de Souza (Partenon)

14h – 15h: Escola José Mariano Beck (Jardim Carvalho)

15h – 16h: Escola José Mariano Beck (Jardim Carvalho)

10 de novembro de 2011 (quinta-feira) -Palestras em escolas com distribuição de cartilhas infantis

8h30: Escola Coelho Neto (Bom Jesus)

13h30: Escola Coelho Neto (Bom Jesus)

11 de novembro de 2011 (sexta-feira) - Palestras em escolas com distribuição de cartilhas infantis

9h – 10h: Escola Prof. Edgar Luiz Schneider (Intercap)

14h – 15h: Escola Prof. Edgar Luiz Schneider (Intercap)