Notícias CEEE

CEEE Distribuição duplica capacidade da Subestação Capivarita. em Pantano Grande

Projeto traz mais qualidade ao fornecimento da energia elétrica para dez mil pessoas do Vale do Rio Pardo

Por admin / Publicado: 12/09/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h29

Compartilhar

O município gaúcho de Pantano Grande conta, desde o final do mês de agosto, com um reforço na qualidade de energia elétrica entregue aos clientes da região do Vale do Rio Pardo. Com a instalação de um novo transformador pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), a subestação Capivarita está operando, a partir de agora, com 12,5 MVA (megavolts-ampère), o dobro da capacidade de carga que existia.

Além do aumento da capacidade de energia da unidade para aproximadamente dez mil pessoas, a obra trouxe um aperfeiçoamento do sistema de automação e de proteção, o que resulta em maior confiabilidade energética à região. As melhorias técnicas implementadas e que envolveram recursos na ordem de R$ 1,4 milhão possibilitam, ainda, a realização de manobras e monitoramento da carga.

Conforme o chefe da Divisão de Manutenção da CEEE-D, Michelson Rodrigues, área que coordenou e executou os trabalhos no local, em caso de um possível desarme da subestação por alguma eventual contingência, haverá redução do tempo de recomposição do sistema. Segundo ele, sem a necessidade de  deslocamento, esse tempo poderá baixar de três horas para três minutos.

Atualmente, a Subestação Capivarita é responsável pelo atendimento de 4.442 unidades consumidoras do município de Pantano Grande, através de três alimentadores de energia (redes de média tensão que fazem a distribuição da energia da subestação até o sistema de baixa tensão). O projeto incluiu também a construção de um novo prédio que abriga a sala de comando da Subestação.