Notícias CEEE

CEEE-D licita quatro novos empreendimentos

Projetos somam R$ 61 milhões e incluem subestações em Porto Alegre, Alvorada e Pelotas

Por admin / Publicado: 16/08/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) está com editais abertos para construção e ampliação de novas subestações e linha de transmissão nos municípios de Porto Alegre, Alvorada e Pelotas. Os projetos envolvem investimentos de aproximadamente R$ 61 milhões, oriundos de linha de financiamento específica da empresa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Esses empreendimentos têm o objetivo de dar maior confiabilidade e segurança ao sistema energético, beneficiando de forma direta 120 mil clientes da Companhia.

Os documentos referentes a essas licitações, todas na modalidade concorrência e com abertura de licitação prevista para o período entre 23 de agosto e 8 de setembro, estão disponíveis no site da Companhia (www.ceee.com.br), podendo ser acessados na página de Suprimentos, Licitações e Fornecedores e pelo endereço https://goo.gl/Xgs2sN.

 

Subestação Porto Alegre 15:

A nova Subestação Porto Alegre 15 será construída na Estrada da Serraria, esquina com a rua Cirino Prunes, bairro Espírito Santo, zona Sul da Capital gaúcha, e irá operar com dois transformadores 69/13,8kV de 25 MVA e oito alimentadores (redes de média tensão). O empreendimento visa atender o crescimento dos bairros da zona Zul de Porto Alegre. Após a conclusão, essa unidade assumirá cargas das Subestações Porto Alegre 13 e Porto Alegre 14, sediadas nos bairros Vila Nova e Restinga, proporcionando maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica da região. A data de abertura das propostas para construção da Subestação Porto Alegre 15 é 05 de setembro, às 9h.

Subestação Alvorada 2 e Linha de Transmissão:

A nova Subestação Alvorada 2, com 2 transformadores 69/23kV de 25 MVA (megavolts-ampère) e oito Alimentadores, visa atender o município de Alvorada e parte do município de Viamão, reduzindo o carregamento dos alimentadores e transformadores ligados à Subestações Alvorada e Viamão 1. Esse projeto aumenta a confiabilidade do atendimento para aproximadamente 40 mil clientes da CEEE-D na região Metropolitana. Com a implantação da nova subestação na Rua Almirante Barroso esquina com a Rua Péricles Simões Ferreira, será reduzida a extensão dos alimentadores que hoje atendem as cargas de energia no município, impactando diretamente na melhoria dos indicadores de continuidade do fornecimento e melhor qualidade do fornecimento. Para alimentar a Subestação Alvorada 2, será construída uma Linha de Transmissão 69 kV (Quilovolts) em circuito duplo com aproximadamente 3,6 km de extensão, seccionando da Linha Gravataí 2 x Porto Alegre 6. A abertura da proposta para a construção da subestação Alvorada 2 ocorre no dia 23 de agosto, às 9h. No dia 29, a empresa recebe as propostas referentes à Linha de Transmissão.

Subestação Pelotas 1:

A ampliação da Subestação Pelotas 1, na Avenida Ferreira Viana, 3151, em Pelotas, terá a instalação de dois transformadores 138/13,8 kV de 25 MVA (megavolts-ampère). O empreendimento visa atender o crescimento da demanda de energia elétrica na região, proporcionando um aumento significativo de confiabilidade e melhoria na qualidade da energia elétrica. Com a nova unidade, haverá redução do carregamento de transformadores e alimentadores que compõem a rede de distribuição existente. Serão beneficiados 53,3 mil clientes da região Sul do Estado. A abertura das propostas para a ampliação da Subestação Pelotas 1 ocorre dia 08 de setembro, às 9h.

CEEE Distribuição:

A CEEE Distribuição é a empresa do Grupo CEEE que leva energia elétrica para 1,6 milhão de clientes localizados em 72 munícipios, abrangendo 26% do território gaúcho. Ao todo, a empresa é responsável por gerenciar 34% do mercado de energia do Estado. A sua infraestrutura é formada por 1,8 mil km de linhas de subtransmissão (69 e 138 kV); 66 subestações de energia (10 compartilhadas); 58 mil km de redes (70% rural), sendo 40 mil km de média tensão e 18 mil km de baixa tensão; 64,2 mil transformadores (53,4% rural) e 789 mil postes (57% rural). O Grupo CEEE também atua nos segmentos de geração e transmissão de energia elétrica, com empreendimentos em todas as regiões do Rio Grande do Sul.