Notícias CEEE

CEEE-D investe na modernização da rede subterrânea de energia de Porto Alegre

Projeto inclui a substituíção de 15 transformadores na região onde a CEEE atende a 50 mil clientes

Por admin / Publicado: 24/10/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h29

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) está modernizando a rede subterrânea de energia elétrica que atende aos bairros Centro e Cidade Baixa da Capital, com investimentos em tecnologia e na substituição de equipamentos. O objetivo da empresa, segundo o chefe dos serviços subterrâneos da Regional Metropolitana, engenheiro Renê Reinaldo Emmel Júnior, é aumentar a confiabilidade e a segurança do fornecimento aos 50 mil clientes atendidos pela malha subterrânea gerenciada pela empresa em Porto Alegre, beneficiando diretamente também a população que diariamente circula pela região central da cidade.

No último domingo (23), o trabalho ocorreu junto às esquinas da General Câmara com Avenida Sete de Setembro e, no final de semana anterior, na rua José Montaury. Nos dois locais, houve troca de transformadores e ajuste de equipamentos. Esse projeto de reforço da rede subterrânea de energia da CEEE inclui, até o final do ano, a substituição de seis transformadores de 500 kVA (quilovolt-ampère) e, no início de 2017, mais nove transformadores de mesma potência serão trocados. O trabalho se estenderá na região delimitada pelas ruas Duque de Caxias, Gal. Salustiano, Avenida Mauá e Rua da Conceição, área composta por 155 quilômetros de rede, incluindo 292 câmaras transformadoras e 1.528 caixas subterrâneas.

Além dessas melhorias, dois outros projetos recentes são destacados pelo gerente Regional Metropolitano da empresa, Jeferson de Oliveira Gonçalves, para qualificação dos serviços na área que fechará o ano com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões. Ele cita a aquisição do laboratório móvel, uma estrutura composta por tecnologia de ponta para realização de testes, verificação e localização de defeitos, possibilitando a agilização das atividades de manutenção nesse segmento.

Outro avanço da área foi a parceria com a Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí) e que resultou em um Programa de P&D; (Pesquisa e Desenvolvimento) para auxiliar a automação e o monitoramento do sistema. Esse investimento de R$ 3,42 milhões traz uma redução de custos na manutenção corretiva por parte da Companhia, que poderá atuar com manutenção preditiva. Integra o projeto um veículo utilitário para auxiliar no trabalho de campo por parte das equipes numa área considerada estratégica pela Companhia, pelo número de clientes públicos e privados que integram a gestão do Estado na região.

 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde