Notícias CEEE

CEEE D inicia campanha para evitar acidentes com energia elétrica

Palestras e blitz acontecem de 05 a 11 de novembro, durante a II Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica.

Por admin / Publicado: 03/11/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

Durante toda esta semana, de 5 a 11 de novembro, a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) realiza, nos 72 municípios da sua área de concessão, ações para divulgar os perigos e riscos da eletricidade e as formas de prevenir acidentes. A empresa integra um mutirão nacional, que tem o objetivo de realizar atividades específicas junto às comunidades durante a II Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica de 2007, trabalho coordenado pela Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica), e realizado simultaneamente pela CEEE D e outras 50 distribuidoras do País. A ação está sendo desencadeada pelo segundo ano consecutivo e tem o objetivo de reduzir o número de acidentes com choque elétrico. A página da Abradee, na internet, disponibiliza informações sobre a programação pelo endereço https://www.abradee.org.br/Semana_da_Seguranca/

Na capital, o trabalho de conscientização inicia nesta segunda-feira, 05, a partir das 8 horas, no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, com intervenções dos técnicos da Companhia em ônibus e terminais urbanos de transporte público. O foco da II Semana Nacional da Segurança foi ajustado para dar esclarecimentos sobre quatro das mais freqüentes causas de acidente com choque elétrico, segundo dados estatísticos da empresas do setor, que são empinar pipas e papagaios em locais inadequados, instalar antenas de TV perto da fiação elétrica, movimentar andaimes e objetos metálicos nas proximidades das redes de energia e manipular condutores energizados para fazer ligações elétricas clandestinas.

Atualmente, as 64 distribuidoras do país fornecem seus dados para um sistema de informação nacional, que separa os acidentes em 14 tipos de ocorrência. A análise dos últimos seis anos (2001 a 2006) mostra uma média anual de 986 pessoas acidentadas, sendo 323 fatais, 278 com lesões graves e 385 com lesões leves. Nos quatro tipos de ocorrências consideradas diretamente na campanha deste ano o número médio de pessoas acidentadas anualmente é de 129 fatais, 131 com lesões graves e 150 com lesões leves, representando 42% do total dos acidentados e respondendo, igualmente, por 42% da taxa de gravidade (TG) dos acidentes. Além disso, há outras estatísticas que comprovam a necessidade desse tipo de trabalho. Em 2006, por exemplo, o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre atendeu 165 pessoas com queimaduras causadas por corrente elétrica. Neste ano, já foram registrados 154 casos.

Informar e educar

“É nossa obrigação informar e alertar aos consumidores, sempre, sobre os riscos da energia elétrica e, dessa forma, colaborar para diminuir acidentes. Através de uma campanha desta natureza, poderemos ampliar os resultados deste trabalho”, diz o diretor de Distribuição da CEEE D, Rogério Sele da Silva. Segundo ele, uma das maiores preocupações, hoje, são as ligações clandestinas que, além de risco de acidente, traz prejuízo ao fornecimento de energia e precisa ser enfrentado pelas Concessionárias, com a colaboração da comunidade.

A CEEE D também vai trabalhar os conceitos de prevenção junto às escolas. Técnicos de segurança da empresa farão palestras para mais de dois mil alunos em diversas cidades, a fim de alertar sobre os cuidados com eletricidade. O programa está voltado a estudantes matriculados no ensino fundamental de instituições públicas e particulares, que ouvirão palestras dos monitores e receberão cartilhas e folhetos, contendo orientações sobre cuidados em casa e na rua. Escolas que tenham interesse em participar podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação Social da empresa e solicitar uma palestra específica, pelo telefone (51) 3382.4660 ou 33.82.4267, ou pelo e-mail comunicsocial@ceee.com.br.

Blitz nas ruas e parques na capital e interior

Na capital, durante a semana, também haverá um trabalho especial dirigido aos consumidores motoristas que passarem pelos cruzamentos mais movimentados de Porto Alegre. Essa ação acontecerá na Silva Só com Ipiranga, Nonoai com Otto Niemayer, Plínio Brasil Milano, com Dom Pedro II, Osvaldo Aranha com Venâncio Aires e Assis Brasil nas proximidades do Terminal Triângulo.

No interior, o trabalho será realizado em diversas cidades. A CEEE D de Bagé fará, além do trabalho junto às escolas, uma ação ao ar livre no domingo (11), das 15 às 19 horas, na Praça da Estação no Largo dos Imigrantes, em parceria com secretarias municipais e empresas da cidade. A programação inclui shows com talentos da terra, brincadeiras com crianças, oficinas de desenho sobre segurança e plantio de árvores de pequeno porte. Na região do litoral norte, além de Osório, técnicos visitam escolas e realizam blitz nas praias gaúchas. As Divisões da CEEE D em Camaquã, Pelotas e Rio Grande concentram as ações junto à rede escolar.

A campanha será encerrada com atividades nos parques e principais áreas de lazer. Em Porto Alegre, a mobilização acontece, no sábado (10), das 10 às 17 horas, no Parque da Redenção, onde serão colocados carros e uma mostra com equipamentos utilizados pelos técnicos para a realização do trabalho de instalação e manutenção das redes elétricas, material que servirá de apoio às explicações. Além de informações específicas à população, haverá distribuição de cartilhas e folhetos e uma maquete que mostra o consumo dos principais eletrodomésticos. Pais e filhos poderão assistir, ainda, a partir das 15 horas, a sessões de contação de histórias e participar da oficina de desenhos sobre o tema. No domingo, também na capital, no mesmo horário, a blitz segurança ocorrerá junto ao estacionamento da Usina do Gasômetro.

Fique ligado nas dicas da CEEE D

Em casa

  1. Não faça ligações clandestinas ou "gatos" na rede elétrica, nem permita que façam. Além de ilegais, elas sobrecarregam o sistema e podem provocar sérios acidentes.
  2. Cuide para que crianças não mexam em tomadas, fios ou aparelhos elétricos. Para evitar acidentes, instale protetores de plástico nas tomadas.
  3. Ao trocar ou instalar uma lâmpada, não toque na parte metálica.
  4. Não passe os fios elétricos debaixo dos tapetes, mobílias e cortinas. Isso pode provocar incêndio.
  5. Para desligar aparelhos, nunca puxe pelo fio. Use sempre a tecla ou botão de liga/desliga.
  6. Não ligue vários aparelhos numa só tomada. Isso também pode causar incêndios.
  7. Não toque na parte elétrica de aparelhos com facas ou objetos de metal. Primeiro, desligue o aparelho.
  8. Só mude a chave do chuveiro (inverno/verão) com o aparelho desligado.
  9. Nunca manuseie equipamentos elétricos com os pés ou as mãos molhadas.
  10. Desligue imediatamente o eletrodoméstico, caso ele comece a fazer barulhos estranhos ou a soltar faíscas. Conserte-o somente em oficinas de confiança.
  11. Nunca bloqueie as chaves dos disjuntores ou substitua os fusíveis por arame, moeda, papel de cigarro, etc.
  12. Não deixe crianças soltarem pipas ou papagaios perto de redes de energia. A pipa deve ser confeccionada com linha de algodão secas e sem cerol. Caso fique presa na rede elétrica, não tente soltá-la. Isso é muito perigoso.
  13. As antenas de rádio ou TV devem ser instaladas de maneira que não se aproximem, nem toquem ou caiam sobre os fios da rede elétrica.
  14. Nunca improvise extensões ou emenda dos fios de ferramentas elétricas. Siga sempre as instruções do fabricante.

No Campo e na Cidade

  1. Não toque, nem se aproxime dos fios arrebentados ou caídos, nem das pessoas ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, postes de ferro ou varais de roupa. Ensine as crianças a jamais se aproximarem e avise o quanto antes a CEEE Distribuição pelo  0800 721 2333.
  2. Nunca suba em postes ou torres de transmissão. Nunca entre em subestações de energia elétrica por qualquer motivo. Alerte as crianças sobre este risco.
  3. Nunca abra ou feche a chave do transformador. Se faltar energia, entre em contato com a CEEE D pelo telefone 0800 721 2333.
  4. Não construa cercas embaixo da rede elétrica. Se isso não for possível, construa a cerca dividida em segmentos ou com isoladores e aterramento.
  5. No caso de colisão com um poste, não saia do carro se o fio estiver sobre ele. Há possibilidade de choque se a pessoa tocar o chão e o carro ao mesmo tempo, pois fechará um curto-circuito. Se tiver mesmo que abandonar o carro, pule com os dois pés juntos o mais longe possível do veículo. Se você não for vítima, mas a testemunha do acidente, instrua as pessoas do carro sobre como proceder para sair e chame imediatamente a CEEE Distribuição pelo número 0800 721 2333.
  6. Guindastes, dragas, escavadeiras, tratores, caminhões basculantes e maquinário agrícola devem operar longe da rede elétrica.
  7. Ferros de construção, trilhos de cortina, escadas, andaimes e outros objetos metálicos também representam perigo e devem ser movimentados longe dos fios elétricos.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde