Notícias CEEE

CEEE-D está com licitações abertas para novas obras de energia em Porto Alegre

Na segunda-feira, 25, serão abertos os envelopes da primeira de três licitações para obras de melhoria na região Metropolitana

Por admin / Publicado: 20/06/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) abre, nesta segunda-feira, 25, os envelopes da primeira de uma série de três licitações nos próximos 15 dias. As empresas têm até as 9h para entregar suas propostas. A modalidade será a de concorrência e as obras servirão para atender a população, especialmente, da zona Sul de Porto Alegre. A iniciativa também servirá para suprir necessidades apontadas para a realização da Copa do Mundo de futebol em 2014 e faz parte do grande conjunto de obras a serem feitas para este evento, que ultrapassam os R$ 400 milhões e incluem investimentos em subestações, linhas de transmissão e melhorias de rede na região metropolitana, envolvendo a capital e cidades de Alvorada, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo e Viamão. Esses recursos integram também o Programa RS Mais Energia, capitaneado pelo Grupo CEEE, que pretende aplicar mais de R$ 2 bilhões em obras de melhorias no fornecimento de energia elétrica para todo o Estado.

A retomada dos investimentos, segundo o presidente do Grupo CEEE, Sergio Souza Dias, é fundamental para garantir melhor prestação de serviço aos clientes da Companhia e estrutura para o desenvolvimento do Estado. “Depois de muitos anos, estamos voltando a aplicar recursos para ampliar a capacidade de atendimento da CEEE. Isso significa ter mais condições de suprir as necessidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica para toda a sociedade gaúcha, inclusive a demanda aumentada que Porto Alegre terá com a Copa do Mundo de 2014 e nos próximos verões”, afirmou.

A licitação que começará a analisar as propostas a partir desta segunda-feira é para a construção da linha de transmissão aérea, de 69 kV, que vai ligar a Subestação (SE) Porto Alegre 14 (PAL 14), já existente no bairro Restinga, à Subestação Porto Alegre 15 (SE PAL 15), que será construída na Avenida Juca Batista esquina com Avenida Serraria.  A partir disso começa o processo de avaliação dos documentos para verificar se a empresa está habilitada ou não a participar da licitação. Identificadas todas as empresas que podem concorrer, se verificará o menor preço. As obras devem começar em setembro deste ano e o cronograma prevê que estejam concluídas em julho de 2013.

Além dessa, também está marcada para o dia 04 de julho a abertura dos envelopes da licitação para a montagem da linha de transmissão subterrânea de 69 kV entre a SE PAL 9, que fica em frente à Arena do Grêmio, na Freeway e a SE PAL 7, a ser construída na Rua Voluntários da Pátria esquina com Rua Ramiro Barcelos. O processo licitatório seguirá os mesmos moldes da LT 69 kV PAL 14 – PAL 15. A expectativa de começo das obras é em setembro de 2012 e a empresa vencedora da licitação deve concluir a execução do projeto até julho de 2013.

Já a abertura dos envelopes da licitação para a construção da subestação Menino Deus, em frente ao Beira-Rio, ocorre no dia 10 de julho. Os prazos estimados para o cumprimento do cronograma são de início dos trabalhos em setembro e conclusão em janeiro de 2014.

A finalização desses investimentos vai significar o aumento da capacidade para atender, especialmente, os novos empreendimentos imobiliários da zona Sul de Porto Alegre e a crescente demanda gerada pela ascenção social e econômica de moradores de bairros como a Restinga. Além disso, deverá suprir também a necessidade de consumo projetado para a comunidade porto-alegrense e as demandas geradas pela Copa do Mundo de futebol em 2014. A construção das linhas de transmissão e da Subestação Menino Deus garantirá maior confiabilidade no sistema e o abastecimento interligado entre subestações novas e já existentes.

A linha de transmissão PAL 9 – PAL 7 servirá para abastecer a futura SE PAL 7 (abertura dos envelopes dessa obra está prevista para as 14h do dia 13 de julho). Essa obra aliviará a carga do Centro de Porto Alegre, pois a futura SE será uma alternativa de distribuição de energia para a região, que atualmente é atendida pela PAL 4 (da avenida Praia de Belas). A PAL 7 atenderá mais de 40 mil clientes oriundos da PAL 4, PAL 18, PAL 9 e PAL 2.

A linha de transmissão PAL 14 – PAL 15  servirá para abastecer a futura SE PAL 15 (mesma licitação da PAL 7). Essa obra aliviará a carga atual da Zona Sul de Porto Alegre, pois a futura SE atenderá mais de 30 mil clientes oriundos das Subestações PAL 14 e PAL 13.

O benefício das novas obras será percebido por todos os clientes da CEEE-D. Isso porque haverá melhoria dos níveis de tensão (voltagem) e de continuidade (número de interrupções por falhas e defeitos) tanto para aqueles que serão alimentados pelas novas Subestações como para quem permanecerá nas Subestações atuais, que passarão a operar com menor demanda (a redução do número de clientes em cada SE significa menor carga para atendimento e maior disponibilidade para ligações futuras).

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde