Notícias CEEE

CEEE concluiu a instalação dos cabos de energia em novas torres de transmissão na Região Sul do RS

Trabalho de recomposição original do sistema de transmissão foi finalizado na Região Sul envolveu 90 técnicos.

Por admin / Publicado: 25/03/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) finalizou, neste domingo, 25, o trabalho para retornar a configuração original dos cabos da Linha de Transmissão de 230 mil Volts entre as subestações Usina Presidente Médici e Quinta no Sul do Estado. No total, somente hoje, 90 técnicos (50 da própria Companhia e 40 de empresas contratadas) estiveram envolvidos no serviço que iniciou, no local, nas primeiras horas da manhã.

A ação foi necessária, após a conclusão da montagem de quatro estruturas metálicas que sustentam os cabos de energia e que integram o sistema de fornecimento de transmissão de energia nessa região Estado. Essas novas torres precisaram ser reinstaladas para substituir as que haviam sido destruídas durante os fortes ventos que atingiram a região de Pelotas e Rio Grande no temporal do dia 12 de dezembro do ano passado.


Na época, logo após essa contingência, a empresa, imediatamente,  providenciou a manutenção do sistema por meio de uma alimentação alternativa de energia, e iniciou a construção de um traçado alternativo (variante), composto por estruturas de emergência provisórias e que agora serão desativas. Essa providência garantiu, por três meses, a manutenção da transmissão de energia, levada diretamente aos consumidores, nessa região,  pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). 

Conforme cálculos da área técnica do Grupo CEEE, todo o trabalho, realizado pela empresa nesse período, que incluiu a montagem das estruturas provisórias, a instalação das novas e definitivas  torres metálicas e todo o serviço de mão-de-obra associado, concluído neste domingo com a  recolocação e ligação dos cabos de energia, ficou em aproximadamente R$ 500 mil.