Notícias CEEE

CEEE começa a substituição das geladeiras aos clientes de Alvorada

Projeto prevê entrega de mais de 600 aparelhos a famílias incluídas na tarifa social de energia elétrica na cidade

Por admin / Publicado: 02/09/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Clientes da CEEE Distribuição enquadrados na tarifa social de energia elétrica de Alvorada começaram a ter as geladeiras substituídas nesta sexta-feira. Ao todo, são 624 clientes que receberão quatro lâmpadas fluorescentes compactas (em troca de quatro incandescentes), o refrigerador (o antigo será descartado de forma ecologicamente correta) e uma tomada em novo padrão. Uma das primeiras pessoas a receber o caminhão para fazer a substituição foi a dona de casa Maria Rosi Freitas Braga, de 43 anos, moradora do bairro Americana. A geladeira dela, comprada há cinco anos de segunda mão, foi fabricada há mais de 30 anos e já havia passado por pelo menos quatro enchentes. “Só a parte de cima da geladeira funcionava”, relatou.

Aos 48 anos, a auxiliar de serviços gerais Rosemeri Rodrigues se emocionou com a chegada do caminhão. “Que maravilha! É uma ótima ideia da CEEE e vai ajudar a gente a economizar na conta da luz”, comemorou. Eronita Marques da Silva, que não pôde ir pela manhã à casa onde faz faxina porque precisava esperar a geladeira nova, também agradeceu a iniciativa. “É linda! Nem tenho palavras para dizer: estou muito feliz”, relatou. Até o fim da próxima semana, os demais clientes de Alvorada que responderam ao questionário encaminhado pela CEEE, têm tarifa social na condição de baixa renda e estão em dia com a fatura de energia elétrica terão os refrigeradores substituídos.

 

O projeto:

A substituição das geladeiras faz parte do Programa de Eficiência Energética e atende à legislação em vigor e às normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por essas regras, as empresas distribuidoras de energia devem investir 0,5% da receita operacional líquida em eficiência. Desse total, 60% deve ser aplicado em projetos voltados a consumidores beneficiados pela tarifa social de energia e o não cumprimento dessas determinações resultam em pesadas multas às concessionárias. Nesta primeira etapa de execução, serão investidos recursos da ordem de R$ 9 milhões na troca de 10 mil equipamentos para a área de concessão da CEEE Distribuição na Região Metropolitana de Porto Alegre, além dos municípios de São Lourenço do Sul e Turuçu.

A empresa, contratada por licitação, vai fazer a retirada do equipamento antigo, a entrega do novo (das lâmpadas e da tomada) e providenciará o descarte ecologicamente correto do aparelho antigo. O lixo seco retirado será entregue a uma central de reciclagem da cidade em que o produto foi substituído ou do município mais próximo.

Os clientes contemplados precisam estar em dia com o pagamento da conta, que deve ser apresentada no momento da entrega. Os procedimentos são devidamente registrados através de um termo de recebimento. A conclusão do processo deve ocorrer até o fim da próxima semana. Depois, a ação deve acontecer em Porto Alegre.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde