Notícias CEEE

CEEE coloca em operação nova linha de transmissão para melhorar o fornecimento na região de São Lourenço do Sul

Mais de 120 técnicos da Empresa participaram de trabalhos para a implantação da nova linha de transmissão.

Por admin / Publicado: 02/11/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE Distribuição) concluiu na última segunda-feira (02) as obras da linha de transmissão que abastece a subestação de São Lourenço do Sul. A linha é um empreendimento que aumenta a capacidade de transmissão de energia elétrica, reduz desligamentos imprevistos e  melhora os níveis de tensão do fornecimento de energia elétrica aos clientes de São Lourenço do Sul e Turuçu.

Para a realização das obras, a CEEE contou com um contingente de 120 técnicos de Porto Alegre, Camaquã e São Lourenço, além de veículos especiais, como caminhões equipados com guindastes hidráulicos e cestos aéreos, tratores, camionetes e veículos tracionados para poder acessar os locais de difícil acesso por onde passam alguns trechos da linha.

A nova linha de transmissão de 69 kV (quilovolts), cujo traçado passa ao lado da antiga, é uma obra que amplia a capacidade de atendimento, proporcionando fornecer energia elétrica de forma mais eficiente, melhorando significativamente as atuais condições. O diretor de Distribuição da Empresa, Júlio Hofer, informa que o investimento foi de  R$  11 milhões e vai beneficiar 48 mil habitantes dos municípios de São Lourenço do Sul e Turuçu.

A Companhia aproveitou o desligamento e realizou manutenções preventivas nas subestações de Camaquã 1 e São Lourenço do Sul e em diversas redes de alta tensão (alimentadores). Em São Lourenço do Sul, foram trocados mais de 20 postes, instalados transformadores e ramais de ligação.

Energia com mais qualidade

O diretor Julio Hofer salienta que, além da  nova linha de transmissão, a empresa vem investindo no fornecimento de energia elétrica  na região e cita a conclusão da duplicação da capacidade da subestação de São Lourenço do Sul, em fevereiro de 2012, programada para atender o crescimento do mercado na região. Os novos equipamentos foram colocados  no mesmo terreno da atual e são compostos por um transformador de 25 MVA (megavolt-ampère) que duplicou a capacidade do anterior e trouxe maior confiabilidade ao abastecimento de energia, bem como favorece a expansão dos setores produtivos da região.

Para a ampliação da subestação, a CEEE Distribuição investiu R$ 6,5 milhões. Hofer acrescenta que, nesta etapa, foram instalados novos alimentadores para atender as áreas urbanas e rurais. Segundo ele, a partir deste trabalho, a energia que vai chegar em São Lourenço do Sul e Turuçu será mais confiável e os desligamentos serão reduzidos. “Sem dúvidas é um resultado muito eficiente na questão elétrica da região”.

A nova linha e subestação vão funcionar com equipamentos modernos, que possibilitaram a automação e consequente redução da duração das interrupções imprevistas, pois permite o monitoramento à distância, assim como a realização de manobras via centro de operações de Porto Alegre.

 

Outras fotos desta ação você pode conferir em LT Camaquã - São Lourenço.