Notícias CEEE

CEEE assina contrato para duas novas linhas em Porto Alegre

Investimentos são de R$ 19,7 milhões e vão melhorar o abastecimento e reforçar a confiabilidade do sistema para Copa de 2014

Por admin / Publicado: 12/05/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Diretoria do Grupo CEEE assinou nesta segunda-feira, 13, com a Prysmian Energia Cabos e Sistema do Brasil S.A, o contrato de duas linhas de transmissão subterrâneas de um conjunto de obras que objetivam melhorar o sistema energético de Porto Alegre, com reforço ao período em que a cidade sedia os jogos da Copa do Mundo de 2014.

 

O investimento total desses empreendimentos da CEEE na capital, com 6,5 quilômetros de extensão, é de R$ 19,7 milhões e envolve a linha que liga a Subestação Menino Deus com a Subestação Porto Alegre 10 (na avenida Ipiranga, esquina com Lucas de Oliveira), e a que parte da Subestação Porto Alegre 12 (na avenida Senador Tarso Dutra) e vai até a Porto Alegre 5 (nas esquinas da Lucas de Oliveira, com a Casemiro de Abreu).

 

A contratação envolve a elaboração do projeto executivo, construção da infraestrutura civil, fornecimento de todos os materiais e equipamentos, lançamento dos cabos, montagem eletromecânica, comissionamento e testes do trecho subterrâneo das linhas de transmissão de energia elétrica em 69 mil Volts.

 

O abastecimento à Subestação Menino Deus, principal fonte de suprimento em média tensão ao Estádio Beira-Rio, já em construção na avenida Padre Cacique na altura do número 1500, será feito pela linha de transmissão subterrânea, Porto Alegre 10 x Menino Deus. A unidade, que terá dois transformadores de 25 MVA (megavolts-ampères), totalizando uma potência de 50 MVA, usará a moderna tecnologia GIS (Gas Insulated Switchgear), isolada a gás SF6 e está com 70% do trabalho de fundações realizado.

 

Já a Linha de Transmissão Porto Alegre 12 x  Porto Alegre 5, também subterrânea na tensão de 69 mil Volts, será a única fonte de suprimento, em 69 mil Volts, às subestações Porto Alegre 5 (obra de ampliação já contratada com a Altus Sistemas de Informática S.A) e à futura subestação Floresta, em fase de processo licitatório.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde